sábado, 21 de fevereiro de 2009

O Estandarte do Sanatório Geral

Palmas pra alas dos barões famintos... o bloco dos napoleões retintos, e os pigmeus do boulevard..
Enfim, é caranaval nesse sábado da graça.
E em todas as avenidas do Brasil, o estandarte do sanatório geral vai passar como disse o Chico.
E se não temos o pão que venha o circo.
Nos próximos quatro dias o país viverá letárgicamente de felicidade intensa, de como já disse, veremos somente bundas e peitos lindos, sorrisos absolutamente contagiantes, garis transformados em celebridades, e todos seremos felizes até o raiar do sol da quarta feira de cinzas.
Meus amigos... divirtam-se!
Contudo, não esqueçamos que vivemos no Brasil. Um país de miseráveis famintos, e estamos cheios de problemas e precisamos ter consciência de que a melhoria só virá, de nós mesmos, daquilo que lemos, daquilo que ouvimos e sobretudo daquilo que falamos!
Fraterno Abraço
André

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Sem Noção!

Vivemos numa realidade onde efetivamente se apresenta cotidianamente a tribo dos "sem".
Temos o telefone sem serviço;
Temos trabalhadores sem terra;
Temos políticos sem ética;
Temos os homens e mulheres sem vergonha;
Temos uma reserva enorme dos sem...
Na modesta opinião do psicanalista aqui, os mais temerários são os sem noção.
O sem noção é aquele que está completamente fora de qualquer contexto, ou por ignorância ou por descaso, e quando se manifesta, o faz como se fosse expert em tudo...
O problema, é que o sem noção se manifesta sempre. Sempre e à cerca de tudo.
Na maioria das vezes é engraçado, mas o ruim disto é que outras tantas vezes, o sem noção é maldoso e destrutivo.
A ignorância do sem noção, muitas vezes ultrapassa o limite do cômico, de passa a ser avassaladora para a vítima incauta.
Por sorte, a grande maioria dos sem noção, não tem voz e seu poder destrutivo é de baixo potencial ofensivo. Mas, cuidado!!!
Tem alguns sem noção, que apesar de seu estado de absoluta falta de contexto, muitas vezes são dotados de espaço. E eles usam esse espaço de maneira dantesca.
São aqueles que lêem somente as sinopses dos livros, se interam de assuntos apenas de ouvir falar ( e eles tem uma percepção!!!!!), são fãs incondicionais de televisão, sabem tudo das fofocas (normalmente inofensivas), e seus maiores ídolos estão entre a Oprah e o Silvio Santos, isso conforme e seu desejo de abrangência.
Bem.... nesta sexta de carnaval, além de desejar tudo de bom à todos, aconselho à ficarem atentos aos sem noção.
Se estiveres no clube, pulando a marchinha da colombina e do pierrot e alguém te passar a mão na bunda, fique em alerta e não dá ouvidos nem palavras, pois corres o risco de seres vítima do sem noção carnavalesco, que esse é invencível!
Fraterno abraço à todos...
André

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Vaca Amarela!

É muito bom voltar ao hábito de escrever todo o dia aqui e sentir-me acompanhado por todos meus amigos e visitantes que leem meus escritos!
Prometo, que como de costume, as atualizações serão diárias, e a cada letra escrita, e a cada palavra pensada, estará um pouco da minha própria subjetividade, que eu, sinceramente espero que possa ajudar a cada um dos leitores nas suas próprias.
Nesse meu período de afastamento, pensei muito... e pensei nas coisas mais simples ( e nem por isso de menos importância ) que fazem parte de nosso cotidiano e que as vezes deixamos passar à lo largo.
Eu falo das brincadeiras de criança, e das coisas que, em tese ( eu disse em tese!!), não requerem tanto do nosso saber filosófico.
Já observaram, com olhos de entender, o brilho no sorriso de uma criança nas brincadeiras de "vaca amarela"??? Nada é tão sincero e tão verdadeiro.
E a brabeza na hora de um gol com a bolinha de meia ou de papel??? O menino pode fazer qualquer neurótico obcecado se sentir a própria madre Tereza de Calcutá!
Mas são dessas coisas que é feito o verdadeiro mundo real. E quando falo real, logicamente me refiro à tríade da teoria lacaniana que aborda os registros Simbólico, Real e Imaginário.
Lá se pode ver o que Lacan disse do Real: " O real não existe!"
E como é bom, rir das coisas que não existem como o resultado da brincadeira de "vaca amarela";
Que delícia, ver a brabeza cômica de um menino quando leva um gol...
E como é bom, viver nesse real inexistente, por mais que tenhamos a certeza de um dia, termos que voltar ao simbólico (que é a lei) e viver inexoravelmente do duro e cruel imaginário que nossa razão obliterada estabelece como a única opção de nossas vidas.
Fraterno abraço
André

Juntando os Pedaços no Carnaval!

Estou juntando os pedaços, e pensei que seria pior. Estou amparado e amparado por aqueles que sabem de todas as minhas verdades e pouco se importam com aqueles pedaços que foram quebrados...
Não preciso me defender no aqui e no agora onde estou, e aqui e agora, encontro subsídios que certamente originarão todas as minhas vitórias futuras.
Mas enfim... estou juntando os pedaços, e quase tudo está reconstituído e muita coisa boa vai acontecer brevemente.
É carnaval....e me vem o Chico Buarque na cabeça, inexoravelmente: "... e um dia afinal, tinha direito à uma alegria fugaz... uma ofegante epidemia, que se chamava carnaval!!!!"
A festa da carne, onde todos os diabos se soltam, e quase tudo vale ( lembram da antropolia Freudiana e a história da horda e de pai primevo??).
Provavelmente não participarei dos folguedos e meu único contato com a festa será a telinha mágica, onde principalmente no carnaval, todas as mulheres são lindas e estrelam o maior festival de bundas e peitos do cosmos.
Contudo meus amigos, não esqueçam de que como tudo, a caravana passa e os cães ladram...
Deixem que os vestígios sejam somente saudade e cansaço do bom...
Feliz carnaval à todos, e que a quarta feira de cinzas não seja o início de uma parada para colar pedaços...
Fraterno abraço!
André