quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Medos ou Exagero!

- Controle-se André! Esse teu medo de ter um AVC está se tornando um exagero! As coisas estão controladas!
Era meu médico me falando....
- Acho que o senhor está exagerando, pois isso de efeito estufa é conversa desses radicais ecologistas! Essa coisa de mudanças climáticas, secas e enchentes sempre houveram! Relaxa!
Era uma dona de casa me respondendo quando eu falava da importância em reciclar o lixo e não despejar o óleo usado no ralo da pia da cozinha...
- Meu avô morreu com 100 anos e nunca deixou de comer carne gorda e beber  de tudo. Sem contar que seu último pedido foi um cigarro no leito de morte!
Era um amigo me contestando enquanto eu defendia uma dieta alimentar mais saudável e o evidenciava os malefícios do tabagismo...
- Não tem necessidade de trocar todas as fechaduras da casa! Quem iria se dar ao trabalho de fazer cópia e esperar o momento certo para cometer o assalto!
Era eu mesmo em 2009 dizendo pra mim mesmo pouco antes de fazer uma viagem de férias...
Depois de pensar sobre isso me preocupei. Estaria eu ficando paranoico? Estaria eu perdendo meu otimismo que sempre foi uma de minhas marcas registradas? Fui pra minha análise. E levei isso como demanda.
- De onde vem esse teu medo André?
Era minha psicanalista me fazendo estruturar...
- Recentemente descobri e estou tratando de severas cardiopatias. Somente depois disso abandonei o tabagismo, e apesar de manter uma dieta apropriada ainda vivo momentos de profundo stresse como todo mundo, e por todos esses motivos estou incluido no grupo de risco do AVC. E é claro, o AVC é a doença que mais mata no Brasil. E tenho realmente muito medo disso tudo!
Era eu no divã quase chorando...
- Calma André! Não vai ter um AVC aqui no meu divã!!!
Era a minha psicanalista tentando apaziguar minha angústia...
- Mas não para ai! Temos verão bem no meio do inverno, inverno na primavera, primavera em pleno outono e isso quanto não temos tudo isso num mesmo dia... O Sul sofre com enchentes e o sudeste amarga com a falta dágua... é lógico que o planeta está sendo muito agredido pela civilização. Isso só pode dar problema. E a violência??? É só olhar os jornais!!! E u mesmo já tive minha casa invadida e roubaram tudo o que tinha dentro. E o que não roubaram queimaram! Isso aconteceu quando eu fiz uma viagem de férias. Voltei e só tinha bagunça e sofrimento pelas sérias perdas.
A psicanalista calou-se e pensou um pouco... e logo retomou:
- Não estás paranoico André. Fica tranquilo. Mas por hoje temos que encerrar.
- Mas porque??? Ainda tenho coisas pra estruturar!
- Vamos deixar pra próxima sessão. Agora preciso ir no meu médico. Vou pedir check up geral e a indicação de uma dieta mais apropriada. E se der tempo, ainda vou procurar um chaveiro porque preciso trocar todas as fechaduras da minha casa...

Fraterno Abraço!
André Lacerda - Psicanalista

P.S.: Hoje é o dia Mundial do AVC. Procurem saber das causas, dos sintomas e principalmente da prevenção.
E não esqueçam: Meu livro Reflexões Do Psicanalista na Vida Cotidiana está à disposição de todos na edição eletrônica ao custo de 12 Reais. Pedidos no Email andrelacerda15@gmail.com