segunda-feira, 9 de novembro de 2015

O Psicanalista no Tratamento Oncológico/ Quimioterápico - Novembro Azul!

Amanheceu novembro e o psicanalista já acordou com o lacinho azul na lapela.
Mês de combate ao câncer de próstata. Será??? Ou será o mês de combate ao preconceito (esse maldito que nos acompanha há 12 mil anos) ??
Me explico:
As mulheres do planeta são realmente fantásticas e penso que estão há milhões de anos luz de nós homens. 
O eventual leitor deve estar se perguntando o quem isso tem a ver com o novembro azul e o câncer de próstata que todo mundo sabe atinge o universo masculino. 
Me explico: Mas não tão objetivamente.
Algum dos amigos (homens) já viu como é feita uma mamografia? Eu já.... e te digo... todo vez que vejo fico horrorizado. 
O exame se realiza apertando de tal forma os seios da mulher, que quem vê (no meu caso, alguém de extrema sensibilidade) tem vontade de chorar.
No meu caso a primeira vez que vi fiquei com dor nos..... testículos... 
Imagina se nós homens tivéssemos que fazer uma exame cujo procedimento consistiria e apertar os testículos como os seios são apertados na mamografia???? 
Mas não vejo as mulheres tendo preconceito quanto ao ato de lhes tocarem os seios nus. Algumas se queixam (e com razão) da dor. Afinal ninguém nasceu pra sentir dor. 
Mas tudo bem... 
As mulheres frequentemente devem realizar os exames ginecológicos habituais. 
E esses exames sempre são extremamente  invasivos, alguns não apenas com o dedo do médico, mas com instrumentos que só de falar o nome lembram os instrumentos da tortura da "santa" inquisição!
Já vi algumas se queixarem do desconforto... porque ninguém nasceu pra ter desconforto. Mas ELAS vão lá e fazem sem nenhum preconceito e nem estão ai que foram invadidas por dedos, tubos, colheres, etc... 
E tu já viste um parto caro amigo leitor? Eu já.... E (com todo os respeito) um parto é uma das coisas mais terríveis que já vi na vida. Toda vez que vejo me pergunto se a natureza não foi meio perversa quando preconizou que um parto tinha que ser do jeito que é....
Mas nunca vi uma mulher que não chorasse de alegria segundos depois do parto e tendo seu filho ainda coberto de sangue encostado no próprio regaço. 
Mas enfim.... é novembro. E novembro azul. Temos que combater o câncer de próstata. 
A medicina descobriu que o exame mais eficaz, barato e indispensável é o do toque retal. 
Já ouvi muito macho dizendo que prefere morrer de câncer do que permitir que algo de forma fálica(??) como um dedo invada se sacrossanto rabo.
Aos que pensam assim, só posso perguntar:
Tens medo de que? 
Da dor? Posso garantir que é indolor.
Do tempo que dura? Dura menos de 2 segundos. 
Ou tens medo de sentir alguma outra coisa que esteja perambulando por esse teu inconsciente que faz teu consciente ser esse poço de ignorância?
De qualquer forma forma... já que tenho 50 anos e desde os 40 faço anualmente tal exame, posso garantir. NUNCA senti absolutamente nada!
Mas... tranquilizo os preconceituosos:
Fiquem tranquilos... acho que o câncer de próstata não vai matá-los. O preconceito e a ignorância vão trazer a morte antes mesmo do câncer!
Fraterno abraço
André Lacerda - Psicanalista