terça-feira, 16 de dezembro de 2014

A Solidão do Psicanalista!

- E o que será que eu posso fazer com essa dor aguda que atormenta o peito, a alma e todo meu ser?? Me ensina como lidar com essa tristeza de perder algo muito especial e querido mesmo sem ter perdido ainda? E como eu faço com o alimento que não consigo digerir porque o estômago rejeita qualquer coisa? E como faço com essa vontade incontrolável de chorar e por incontrolável me desmancha a maquiagem e mesmo a minha nata fisionomia? E minhas unhas roídas pela ansiedade e pelo medo? E o meu sono que não chega e quando chega me cansa mais do que o  mais árduo dos trabalhos? E o Sol que sempre amei?? Será que um dia ainda vou voltar a gostar de ver ele nascendo? Ou o nascimento do Sol sempre vai despertar em mim o medo do dia que inicia?? E a luz do luar? Um dia ainda voltarei a ver o luar com a esperança e expectativa dos amantes? E a água que bebo e que se transforma em sal nos olhos e lava minha face com água do mar? E as feridas que já são chagas sangrantes? Me diga que elas vão cicatrizar?? Por favor???

Isso foi o apelo desesperado daquela paciente naquela tarde de calor intenso. 
O psicanalista não podia dar-se ao luxo de simplismente deslocar-se para um lugar da zona de conforto dentro da técnica e do pragmatismo. Ele sentiu que naquela hora ele precisava, hipocraticamente, consolar. Lembrou-se do juramento de Hipócrates: "....consolar SEMPRE!"

- Não sei o que fazer com essa dor, mas sei que estarei contigo enquanto essa dor te estiver maltratando. Não posso te ensinar a lidar com a dor da perda daquilo que não perdeste. Mas quando perderes estarei contigo na estrada amarga do luto e juntos acharemos o bálsamo que vai fazer a falta transformar-se em saudade. E eu não posso te prometer a volta do apetite,nem a falta de choro, nem o Sol e a Lua e nem o estancamento do sangue de tuas feridas. Mas te juro: Só me afastarei de teu lado, quando tu estiveres segura e reencontrado a felicidade, pois a minha será ter ver segura e feliz!

E é por isso que alguns (sábios) dizem que o único diploma que deveria ter no consultório do psicanalista é aquele em que está escrito: Um solitário feliz!

Fraterno abraço!
André Lacerda - Psicanalista

P.S.: Vocês sabem. Meu livro em formato EBOOK Reflexões do Psicanalista na Vida Cotidiana está em campanha de comercialização (custa muito baratinho.. risos). Pedidos pelo email andrelacerda15@gmail.com    


Nenhum comentário:

Postar um comentário