terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Mentira e Traição!?

Antes de qualquer coisa quero falar de minha publicação anterior. 
Publiquei um caso clínico, e o título apareceu como CASO CÍNICO:
Mais de seis mil pessoas tiveram acesso ao texto. Eu, pessoalmente, só recebi dois manifestos de que isso foi notado. 
Pensei em escrever sobre  ato falho... e poderia até criar algo em torno disso e confesso, tive várias ideias e teorias sobre o caso. 
Contudo informo: Foi apenas um erro de digitação. Me desculpo pelo erro. Entre os meus escritos já existe amplo material sobre o ato falho e na medida que eles realmente surgirem podemos retomar o temo. Creio que o psicanalista não deve ter a atitude premeditada de criar um fato. Portanto, segue o baile e perdão pelo erro na última publicação. 
.........................

Mentira e Traição!
Na clínica psicanalítica, não se diferencia verdades absolutas, mentiras absolutas ou qualquer coisa que seja absoluta uma vez que o importante é a subjetividade e a experiência da maneira como ela se apresenta consciente e inconscientemente. Contudo, hoje quero falar de temas como mentira e traição.
Quando se mente, na minha opinião, deixamos aflorar bastante de nossa humanidade, afinal, mentir é coisa dos humanos, e poderíamos acreditar que ao mentir estamos reproduzindo aquilo que invariavelmente gostaríamos que fosse verdade.
Afinal, se eu digo: "Eu minto!" - Estarei falando a verdade??
Acho que devemos medir o nível de maldade da mentira, quando esta carrega na sua origem todo o nexo causal que pode gerar à outro! Isso é que deve ser visto: O quanto uma mentira pode ferir... o resto é perfumaria!
Acho que a ferida que é provocada, pode ser classificada como a ferida da traição!
Se tem ferida portanto, e se ela vem da mentira, ela pode ser classificada como maldade, e não mais como mentira ou traição.
E assim caminha a humanidade... ferindo e sendo ferido... Vamos debater isso??

Fraterno abraço
André Lacerda - Psicanalista
P.S.: A comunicação por via da internet é sempre muito rápida, e tudo passa correndo. Assim, repito e relembro que a edição em EBOOK do meu livro REFLEXÕES DO PSICANALISTA NA VIDA COTIDIANA, já está disponível. Além de ser uma opção de presente nessas épocas pré natalinas, acho que está bem feito e já é um sucesso... risos... pedidos pelo email  andrelacerda15@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário