sábado, 10 de outubro de 2015

O Psicanalista no Tratamento Oncológico/Quimioterápico - Outubro Rosa!

Outubro. Estamos nele. Mês de combate ao câncer de mama. Vou falar de câncer.
Tenho uma reflexão. Peço calma ao amigo leitor. Pode ser meio chato. Mas é importante... creia!
A ciência nos oferece dados muito interessantes que me fazem refletir. 
O universo nasceu a mais ou menos 13,82 bilhões de anos. A Terra, nosso planeta azulzinho que tanto emporcalhamos, tem 4,56 bilhões de anos. Veja bem: 4,56 BILHÕES de anos.
Se levarmos em conta esse número, é correto afirmar que até bem pouco tempo atrás, coisa de 13 milhões de anos, o planeta era habitado apenas por seres microscópicos que viviam ou solitários ou em colônias segundo a biologia. Basicamente (pra não encher muito o saco) só viviam células por aqui....
Depois vieram os peixes. Dai começou a complicar. Mas nem tanto. Me explico. 
Alguém já viu peixe transando? Não. Porque peixem não tem relação sexual. Não como nós humanos entendemos a relação sexual. A fêmea do peixe vai lá no fundo da água, e deposita os ovos. O macho, passa por cima dos ovos e lança à distância seu sêmen que com sorte vão cair em cima dos ovos e pronto. Virão os bebês peixes. 
Depois dos peixes vieram os anfíbios.... e depois os répteis. Dai ferrou geral. Me explico.
Somente com os répteis é que iniciou-se a relação sexual tal qual conhecemos hoje com intercurso carnal (que coisa triste chamar uma boa transa de intercurso carnal). Ou seja, os répteis inventaram aquela coisa que tanto gostamos e que geralmente é antecedida por um belo cabernet sauvignon e termina em assaltos à geladeira. Então penses bem quando cruzares com uma cobra e sentires uma vontade imbecil de matá-la. Foram os tatatatataravós dela que inventaram essa coisa que habita teu ser desejoso desde o tempo que tu nem te lembras. 
O Homem (sapiens sapiens) tem sua origem estimada em mais ou menos 2 milhões de anos. Ou seja, o ser mais inexperiente do planeta. Daí a Terra começou a tremer. Mas nem tanto. Me explico.
Até surgir a dita civilização há mais ou menos 12 mil anos (praticamente ontem isso...) o Homem vivia tranquilo e não muito diferente dos mais antigos seres vivos do planeta. Ops... dos mais antigos não... não vivia muito diferente dos répteis. Ou seja... comia, bebia, dormia e fazia sexo. 
Dai surgiu a civilização. Notem há meros 12 mil anos. Ou seja, nada. Dai ferrou mesmo. Peremptoriamente. Inexoravelmente destinada ao fim. Isso é certo. Me explico.
Somente a civilização, nesses 4,56 bilhões de anos da Terra, num curtíssimo espaço de tempo criou o tabu e o preconceito. Ou seja.... em apenas 1 segundo, NÓS estragamos tudo!
E onde entra o câncer nisso???
Entra lá no começo! O câncer é uma das mais antigas formas biológicas do planeta. Ou seja, o câncer está na Terra desde o começo. Afinal, penso eu que o câncer fazia parte daqueles micro-organismos que habitavam a tal "sopa nutritiva"!
Observe que :

 As células que constituem os animais são formadas por três partes: a membrana celular, que é a parte mais externa; o citoplasma (o corpo da célula); e o núcleo, que contêm os cromossomas, que, por sua vez, são compostos de genes. Os genes são arquivos que guardam e fornecem instruções para a organização das estruturas, formas e atividades das células no organismo. Toda a informação genética encontra-se inscrita nos genes, numa "memória química" - o ácido desoxirribonucleico (DNA). É através do DNA que os cromossomas passam as informações para o funcionamento da célula.
Uma célula normal pode sofrer alterações no DNA dos genes. É o que chamamos mutação genética. As células cujo material genético foi alterado passam a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados protooncogenes, que a princípio são inativos em células normais. Quando ativados, os protooncogenes transformam-se em oncogenes, responsáveis pela malignização (cancerização) das células normais. Essas células diferentes são denominadas cancerosas.  

Claro que a civilização nos trouxe a medicina. A tecnologia. A cultura. E a cura do câncer. 
Sabes porque falei sobre tudo isso pra falar do câncer, meu caro e paciencioso leitor?
Porque a natureza e sua evolução criou todas as formas biológicas do planeta. Inclusive o câncer. Inclusive eu e tu. 
Nós criamos o TABU e o PRECONCEITO! E a burrice. Porque tabu e preconceito levam à desinformação. 
É claro que tu sabes que as duas coisas que mais sofrem as consequências do preconceito são exatamente o câncer e o sexo. E elas (câncer e sexo)  existem muito antes de nós.
Nós criamos a cura do câncer! A oncologia está operando essa cura. 
Mas... nós alimentamos o câncer com o tabu e o preconceito!
O câncer de ovário mata em 3 meses. Mas com o tratamento iniciado ele é curado antes do óbito. Para o tratamento começar é preciso informação. Com tabu e preconceito não existe informação. 
A maior arma contra o câncer é a informação!
Entendeste minha reflexão???? 
Principalmente tu que viste alguém de fitinha cor de rosa no peito e pensaste com teus botões civilizados: 
" Mais um veado na cidade!!!!"

Fraterno abraço!
André Lacerda - Psicanalista   

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário