sexta-feira, 26 de outubro de 2018

O Psicanalista no Mundo Encantado dos Orixás! O Suposto Saber!

Todos Sangram. Até o Super Man sangra como foi fantasiosamente demonstrado pela industria cinematográfica recentemente. 
O Psicanalista sangrou. 
Meus amigos leitores, devem ter estranhado, pois o último capítulo escrito desse projeto que hoje retomo, escrevi no distante 11 de maio. Mais de 5 meses portanto. 
Eu estava sangrando. Fui acometido pelos sintomas da mais terrível das doenças, a que mais mata no mundo moderno, A depressão.
Estou me recuperando pela força da paciência de minha amada irmã, pela dedicação abnegada de uma amigo que hoje vejo como filho, pela sobriedade sincera e responsável de meu sobrinho que sempre teve status de filho, e mais recentemente pela gloriosa minha primeira dama (como se refere à esposa um amigo jornalista que admiro desde sempre).
Minha primeira especialização clinica foi exatamente a Depressão, e desde então sempre tive contato com as terríveis dores que essa doença provoca.
Contudo.... nada se compara a sentir o corte profundo na própria carne.
O velho Freud já havia dito que a verdadeira cura vem da palavra e do amor.
Fui acariciado pela mão delicadamente forte da palavra.
Fui indelevelmente abraçado pelos bracos generosos do amor.
E.... Cá estamos pra seguir nesse baile ... afinal, tudo vai ser melhor...
Como diz o provérbio... " O melhor médico é aquele que já ficou doente!"
Ah.... agora sei que antes de cair no buraco da depressão, fui alertado e avisado.
Lembrando os amigos que sou irremediavelmente racional e ciente da ciência que sigo, o que relato aqui tem absoluto conho cartesiano, e é resultado da observação e da experimentação.
Como disse, fui alertado e avisado pelas entidades da umbanda e da quimbanda do que estava me avizinhando. Não me dei conta na hora. Mas hoje, lúcido e me recuperando, percebi que fui avisado e chego até a pensar que "eles" estiveram me amparando enquanto roía meu próprio fígado tentando matar minhas dores e desavisado, quase matei meu corpo.
" Quem tiver olhos que veja! Quem tiver ouvidos que ouça!"
Humildemente o psicanalista sabe que seu saber é aquilo que os psicanalistas chamam de "SUPOSTO SABER".
Mas... o Marabô soube. E disse:
" Nêgo. Isso que vem pela frente é pior do que o câncer!E Isso que vem pela frente pode te matar mais rápido que o câncer.
Mas eu vou te ajudar.
O psicanalista prestou atenção... mas não teve olhos de ver... e nem ouvidos de ouvir. E foi ver e ouvir enquanto o punhal da melancolia se recolhia depois de ter feito muito estrago.
 Mas isso vou explicar melhor no próximo capítulo.
Agradeço em meu nome e da minha família, ao meu amigo Wladimir, que é pai de muitos filhos, e à estes filhos,  que sei e sinto que pediram aos céus por minha felicidade. E minha felicidade estará plena quando nos reencontrarmos. 

Fraterno Abraço,

André Lacerda - Psicanalista




   

Um comentário:

  1. Assim como vc meu querido e novo amigo essa doença serviu pra te fortalecer so passando por ela para poder ajudar o próximo na sua área.palavras de padre.Marcelo Rossi

    ResponderExcluir