domingo, 17 de março de 2024

EGOÍSMO E ALTRUÍSMO!

 


Pasmem:

"segundo o pensamento de Comte 1798-1857, tendência ou inclinação de natureza instintiva que incita o ser humano à preocupação com o outro e que, não obstante sua atuação espontânea, deve ser aprimorada pela educação positivista, evitando-se assim a ação antagônica dos instintos naturais do egoísmo."


Pasmem,  porque essa a interpretação de ALTRUÍSMO do pensamento filosófico de Comte. O Augusto. O criador do Positivismo que inspirou muitos déspotas, cuja máxima entre colunas, era difundir a ideia de que " eu só desejo o melhor ao povo. Mas quem sabe o que é melhor ao povo sou eu."


Eu realmente tenho uma certa dificuldade pra entender uma dinâmica acadêmica que vá buscar no Positivismo (o mesmo aquele do Júlio de Castilhos, do Golpe de Getúlio de 1930, a Constituição Polaca de 37 e seu Estado Novo do mesmo castilhista Vargas, etc).


Penso que o Freud renomeu os instintos primitivos e nos ofereceu a ampla e prazerosa leitura e análise das pulsões. Mas isso é coisa pra muita conversa, que alias, pra quem se interessar, o blog está recheado de material à respeito.


Neste domingo enfarruscado, eu só queria tirar o foco de minha publicação anterior onde identifiquei o "grande mal estar do momento atual do país " , e queria abordar o altruísmo e seu antagônico egoísmo.


Tanto um como o outro, pra nós que ousamos despertar demônios adormecidos, são ambientais e fruto de experiências de vida, com o manejo das pulsões e com a capacidade individual de escolher ou ser um ou outro. Ou ainda quando ser um ou outro. Ou quem sabe, estampar ser um e na verdade ser outro. 

Personas...


Mas... deixa pra lá...é domingo e daqui a pouco tem futebol...


Fraterno abraço 

André Lacerda  - Psicanalista



Nenhum comentário:

Postar um comentário