quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Alma Tranquila e Coração Sereno!!

 Não sei como começar. E normalmente não gosto de começar com a palavra não. Mas desta vez ela se superou...
Por obvio que a delicadeza e a sensibilidade da professora Andréia e a cada vez mais maravilhosa experiência no Studio Andréia Andanças, me fez lavar a alma e me serenou o coração. 
Era a aula com a participação do pai...
Pai da bailarina...
No caminho pro Studio ela me advertiu:
- Papai...tu vai dançar comigo hoje, mas a bailarina sou eu viu???
- Tá bem minha filha. Espero estar digno de ser teu par...
-  Ah pai.. eu também te amo...mas a bailarina sou eu!!!
Fiquei pensando que talvez ela lá no seu cristalino e puro consciente, tenha sentido alguma espécie de invasão por expor o pai...ou quem sabe até possa ter sentido algum ciúme, pois todo mundo sabe que o pai é só dela...
Não sei...
Fui...
E fomos tão felizes que nem sei o que falar...
Tentei fazer tudo que a professora mandava, e sim, fazer jus à toda leveza e alegria da minha filhinha...
Ela não sabia se olhava pra professora, ou pro espelho, ou pra mim...mas estava radiante. 
A cada passo que eu dava ela me devolvia um sorriso e me deixava vermelho de vergonha...
Ao fim... o Studio ficou em "la media luz",e ela me fez relaxar com sua mãozinha delicada acariciando minha cabeça.
Experiência maravilhosa e ficará pra sempre na minha alma, que sim, pela minha filha, está cada vez mais tranquila e esta deixa meu coração já tão abalado, cada vez mais sereno.

Fraterno abraço!
André Lacerda  -  Psicanalista 


sábado, 10 de agosto de 2024

Reinundei a Zona Sul!!

 Ela me alertou a semana toda:
- Papai...você vai chorar muito de amor...
Eu certamente já estava certo que realmente ia chorar...sempre choro de amor quando minha filha apresenta alguma coisa nova.
Mas essa...!!! 
Quando a turminha começou a cantar, e eu só via ela, reinundei a minha amada zona sul que ainda não se recuperou por completo da tragédia das águas...
Espero que o sal dos meus olhos tenham feito o enxugamento das águas do velho Guaiba...

"Eu não existo longe de você 
E a solidão é meu pior castigo..."

E eu só via ela. As mãozinhas pequenas fazendo coraçãozinho pra mim...
Eu só ouvia a voz dela...

"Eu conto as horas pra poder de ver
Mas o relógio tá de mal comigo..."

Era a festa da família na Escola. Estando desatualizado sobre os novos conceitos pedagógicos e sociais do desenvolvimento acadêmico, amei a FESTA DA FAMÍLIA,  e não a Festa dos Pais. Achei inclusiva, abrangente e tudo de bom enfim.
Mas pra ELA...era a festa do pai...rs

"Futebol sem bola
Piu-piu sem Frajola
Sou eu assim sem você..."

Ela me olhava e quando meu olho batia no dela eu quase nem enxergava porque o meu choro de amor me obliterava a visão...
Que dia! Que manhã de sábado gelado em Porto Alegre!!!
Eu acho que chamei atenção das pessoas porque realmente chorei...de soluçar...
Que dia!!! Que vida a minha!!!

Meu abraço especial nesse dia aos Pais.
Todos os pais. 
Parabéns Colégio Marista Ipanema de Porto Alegre. Obrigado professores e todos envolvidos.

Fraterno Abraço 
André Lacerda  - Psicanalista




quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Das Olimpíadas à venezuela.

 Uma pausa nas crônicas. Uma pausa curta, mas foi feita.
Aconteceram muitas coisas...
E daí começo a pensar:
Eu lembro que deveria de ter 11 ou 12 anos e era um guri tutelado pelo ensino Marista, e estávamos em viagem pela América do Sul. Credo...parece que foi ontem...
Lembro que ao entrarmos no Uruguai (em plena ditadura tenebrosa e cruel diga-se de passagem) já de cara, nossa comitiva passou a ser acompanhada por um militar uruguaio, e lembro principalmente que o Irmão Marista Ewaldo Neis que morreu em 2016, falou pro nosso professor regente ( que omito o nome por estar bem vivo e inclusive me segue nas redes sociais), que ali também tinha milicos ...o ano era 1975/76.
Muitos anos depois, eu já adulto quase velho, o irmão Ewaldo que já em idade avançada, no colégio Champagna me revelou que naqueles idos de 75/76, já era adepto (certamente anônimo) da teoria da libertação.
Já eu, hoje sei que foi ali naqueles idos de 75/76 que me tornei adepto da esquerda socialista.
Me explico:
Me tornei realmente um ser de esquerda, quando comecei a estudar a Revolução francesa. E foi por pouco...porque como sabemos (????)  esquerda e direita nasceram da posição em que girondinos e jacobinos ocupavam na mesa que estava definindo a Constituição pós revolução. À direita, estavam os girondinos, membros da alta burguesia e que eram moderados e liberais à ponto de fazerem a revolução contra o absolutismo de Luis XVI. À esquerda, os jacobinos que liderados por Robispierre (entre outros) eram a baixa burguesia (que eram aqueles que não eram senhores de terra nem nobres mas, professores, médicos, advogados, camponeses, trabalhadores enfim), que era extremista e não admitia negociações com pensamentos liberais.
Quase que me tornei adepto da direita. Não gosto de extremismos. Mas.. não abro mão da IGUALDADE. E a direita girondina não admitia na constituinte parte da população francesa. Aquela parte que nunca teve voz nem vez. A esquerda jacobina não admitia por sua vez, que ninguém fosse excluído. Muito menos aqueles que a direita não não queria que fizesse parte das decisões.
Por isso...me tornei um ser se esquerda. Porque não existe liberdade sem igualdade. Não existe fraternidade sem igualdade. Não existe democracia sem igualdade. Não existe justiça social sem igualdade. Ponto. 
Por falar nisso,  a abertura da Olimpíada de Paris foi um tapa na cara do conservadorismo fascista, misógino, racista, homofóbico e etc.
Tapa não, porque aqueles que "acreditam nas flores vencendo o canhão " não dão tapa na cara de ninguém. 
E por falar nisso, minha filha participou de uma gincana na Escola, onde todos foram medalhas. A gincana arrecadou itens que foram destinados às vítimas da enchente que assolou o Rio Grande do Sul.
E por falar nisso, a CIÊNCIA,  alertou as autoridades sobre os eventos em 2021...
E por falar nisso, aplausos a sociedade civil que voluntariamente ajudou muito...mas.. já pensou se não fosse o Estado Público e Democrático, agora que os voluntários retomaram suas atividades pessoais???? Pensem nosso senhores e senhoras defensores do Estado mínimo...
E por falar nisso...Nicolas Maduro, é tão fascista quanto o fascista que está inelegível...só que parece que o Maduro está tendo mais sucesso na sua obsessão opressora. Pensem nisso senhoras e senhores da extrema esquerda esquizofrênica...
E por falar nisso...Robispierre perdeu a cabeça na guilhotina exatamente por ter se tornando um extremista esquizofrênico....

Fraterno abraço 
André Lacerda  - Psicanalista