quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Judas Ou Pedro???

Bem... que inicie-se o 2010 de todos os nossos sonhos e de todas as nossas esperanças.
E só pra começar o ano, depois de ter admitido que saudei Iemanjá na primeira madrugada, sigo no campo das interpretações religiosas (só para provocar a ira de mais alguns... risos).
Segundo consta, Jesus de Nazaré tinha muitos discípulos, e na verdade nem todos eram humildes pescadores analfabetos e desprovidos de recursos.
Alguns até eram ricos e pelo que consta eram os que bancavam as pelegrinações, etc...
Elias Marcos, José de Arimatéia e Lázaro só para citar exemplos de magnatas que sustentavam o movimento liderado por Jesus. Movimento aliás,que originariamente era revolucionário. Daí parto para as seguintes premissas:
O povo de Israel estava submetido ao Império Romano, sob o jugo de Tibérius Cesar e da maior força militar de todos os tempos: As Legiões Romanas.
A justiça era feita de maneira romana para os romanos, e celeremente cruel para os judeus.
A miséria era aumentada pelo tributo cesáreo. Enfim...era tudo um flagelo.
O povo sucumbia a cada dia. Centanas de crucificações diariamente. 
Eis que surge uma promessa. Um libertador oriundo do seio de Israel.
Todos os oprimidos de todas as classes sociais apostaram neste ícone libertário.
Contudo, o discurso do filho da promessa foi diferente daquele que toda Israel esperava.
Queriam revolução. Queriam liberdade. Queriam sua pátria de volta.
E "ele" disse: "Dai a Cesar o que é de Cesar!" "Meu reino não é desse mundo"!...
Mas o povo queria o que Cesar tinha lhes tomado e  agora que estavam todos mobilizados o "cara" vem e diz: " Ofereça a outra face!"
E o resto todo mundo conhece. Ou pensa que conhece... sei lá.
Meu texto de hoje, tem a ver com dois personagem dessa história.
O primeiro é Judas. Judas entregou seu mestre. Mas entregou depois de ter se decepcionado com o discurso entreguista e com a não possibilidade de promover a revolução que libertaria seu povo.
Traiu... sacaneou...
E tem o Pedro...
Pedro saiu de bonzinho de toda a história, sendo inclusive herdeiro das chaves do céu e pedra fundamental da igreja que estava nascendo.
Mas... Pedro negou! Negou três vezes antes mesmo que cantasse o galo.
Então eu me pergunto:
Quem eu iria preferir??? 
O traidor  previsível, aquele que eu soubesse antecipadamente que não me apoiaria?
Ou aquele que quando eu mais precisei me negou covardemente?
Não sei... risos
Ainda bem que não tenho discípulos... risos
Fraterno abraço
André      
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário