terça-feira, 20 de julho de 2010

O Jogo da Roleta Russa!

Os que acompanham O Criador e a Criatura nesses quase três anos, sabem que muitas vezes já falei (alguém pode até me achar chato e/ou demagogo) da importância da mulher no desenvolvimento humano dos últimos 50 anos.
Quisera eu ter tido a oportunidade de presenciar "in loco" toda aquela movimentação da revolução feminista dos anos 60 e seguintes. A queima dos sutiens provavelmente foi a metáfora que representava o rompimento com a aceitação passiva do poder do "mais forte" sob o "mais fraco", e principalmente a declaração de que relacionamentos entre homens e mulheres não mais seriam admitidos por elas, como instalação de um regime de poder controlador numa instituição total onde existiriam controladores e controlados.
Pra quem não se lembra ou não sabe, o americando Irwing Goffman escreveu sobre o tema na sua obra "Manicômios, Prisões e Conventos", que aliás eu acho que já recomendei aqui.
Enfim... que bom que as mulheres estão ai cada vez mais ativas e participantes, livres de preconceitos e não são mais usadas conforme a vontade dos senhores feudais. 
Ou não?? Será que ainda existe um ranço primitivo na sociedade contemporrânea ?
Vejamos informações contidas na imprensa brasileira:
Caso 1: Fulana ganha a vida protagonizando filmes de conteúdo sexual (pornográficos) e muitas vezes arrecada vultuosas quantias de dinheiro participando de festas onde os limites são aqueles estabelecidos pela vontade daqueles que patrocinam as ditas festas e isso tem a ver com a quantidade de pó ou de bebidas que estes consomem. Está desaparecida, e segundo a polícia, seu corpo foi esquartejado, descarnado, comido por cães e os ossos concretados numa lage periférica. 
Caso 2: Sicrana de 16 anos envolve-se com homem mais velho, e aceita o convite para uma volta de carro e quando nega os carinhos, recebe 6 tiros no rosto e milagrosamente sobrevive e clama justiça. Seus vizinhos protestam contra o sistema e  manifestam que sentem vontade de justiçarem com próprias mãos o homicida.
Caso 3: Outrana vive um relacionamento conturbado há 3 anos com homem violento que invariavelmente, por ciúmes e por insegurança, a agride, privando-a do convívio com sua família. Ela sucumbe à razão, e mesmo que esporadicamente ainda sai com seu amante agressor. Dia chega, em que mergulhadores a encontram morta no fundo de uma lagoa qualquer com um tiro no queixo. 
Ora, prezados amigos!!!! Principalmente as prezadas amigas!
Está em cartaz num desses canais de filmes da TV à cabo, o filme "IN LIVE", tendo o título aqui no Brasil de "Ao Vivo". 
No filme, a bela Eva Mendes é uma produtora de TV que para tirar sua emissora do buraco, precisa criar um programa que bate todos os recordes de audiência. Então ela cria o programa In Live, onde seis participantes devem jogar o jogo da roleta russa, o que significa que somente cinco sobreviverão. Estes, ganham 5 milhões de dólares cada. Não vou contar o fim do filme, e recomendo à todos. 
Pensei :
Será que nossas amadas filhas, irmãs, amigas e desconhecidas, herdeiras da Simone de Bevoir libertária, não estão inconscientemente jogando o perigoso jogo da roleta russa?
Pensemos...
Fraterno abraço
André     


  
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário