quinta-feira, 8 de maio de 2014

Eu acredito em anjos!

Era uma jovem paciente... bonita... vinte e muito poucos anos... e fazia algum tempo que se analisava com disciplina e frequência espartanas.
Por aqueles dias o Psicanalista estava atento às novas atividades que a moça estava desenvolvendo. Estava escrevendo poesias....elaborando melodias novas no piano... buscando antigas manifestações musicais e literárias (coisa que ela não conhecia)... e estava mais serena e calma do que nunca.
O Psicanalista pensou:
- Na próxima sessão, vou abordar os mecanismos de defesa do ego....
E buscou nos alfarrábios...e achou em Freud ( O Ego e o Id- 1923)... e achou em Anna Freud (O Ego e os Mecanismos de Defesa- 1946) ... e preparou a introdução para a sessão seguinte da moça. 
O sol brilhava naquela manhã de inverno e ela chegou pontualmente como sempre e sua jovialidade fez o sol parecer uma mera velinha moribunda...
Ocupou o divã ao mesmo tempo em que declarava com entusiasmo juvenil:
- Estou amando as músicas do ABBA! É do teu tempo né??? 
- Sim... mas te proponho uma questão: Noto que tens sublimado  extraordinariamente nos últimos dias... Já ouviste falar dos mecanismos de defesa do ego? 
- Não... mas tenho certeza de que tu vai me falar né??? Sou toda ouvidos....
O Psicanalista evocou todos os seus demônios cartesianos e lascou:

"Mecanismos de defesa são processos psíquicos inconscientes que aliviam o ego do estado de tensão psíquica entre o id intrusivo, o superego ameaçador e as fortes pressões que emanam da realidade externa.
Devido a esse jogo de forças presente na mente, em que as mesmas se opõem e lutam entre si, surge a ansiedade cuja função é a de assinalar um perigo interno. Esses mecanismos entram em ação para possibilitar que o ego estabeleça soluções de compromisso (para problemas que é incapaz de resolver), ao permitir que alguns componentes dos conteúdos mentais indesejáveis cheguem à consciência de forma disfarçada."

O Psicanalista percebeu que na medida que ia falando a jovem paciente cantarolava bem baixinho a música do ABBA:

" I have a dream (eu tenho um sonho)
a song to sing (uma canção para cantar)
To help me cope (Que me ajuda a enfrentar)
With anything (qualquer coisa)...."

Com a frieza de uma nádega de esquimó pescando sentado, o Psicanalista prosseguiu:

"Anna Freud em "O Ego e os Mecanismos de Defesa" (1946), formula a hipótese de que o maior temor do ego é o retorno ao estado de fusão inicial com o id, caso a repressão falhe ou os impulsos sejam intensos demais. Para manter o grau de organização atingido, o ego procura proteger-se da invasão das demandas instintivas/pulsionais, provenientes do id, e do retorno dos conteúdos reprimidos.
Assim, em "O Ego e o Id" (1923), Freud diz que a psicanálise é o instrumento que permite ao ego uma conquista progressiva do id.
A psicanálise visa uma transformação paulatina de maiores porções do id em recursos do ego, em seu propósito de tornar consciente o que é inconsciente. Assim, a mente poderá vir a encontrar soluções, previamente inacessíveis ao ego imaturo."

E o Psicanalista falava tudo isso tendo como fundo musical a voz suave e baixinha da moça cantando:

" If you see de wonder (se você vê maravilhas)
of a fairy tail (em um conto de fadas)
You can take de future (você pode agarrar o futuro)
even if you fail (mesmo se você falhar)
I believe in angels ( eu acredito em anjos)..."

E o Psicanalista (com um sorriso sincero  nos olhos) prossegui:

Os principais mecanismos de defesa são os seguintes:
1. Repressão - retirada de ideias, afetos ou desejos perturbadores da consciência, pressionando-os para o inconsciente.
2. Formação reativa - fixação de uma ideia, afeto ou desejo na consciência , opostos ao impulso inconsciente temido.
3. Projeção - sentimentos próprios indesejáveis são atribuídos a outras pessoas.
4. Regressão - retorno às formas de gratificação de fases anteriores, devido aos conflitos que surgem em estágios posteriores do desenvolvimento.
5. Racionalização - substituição do verdadeiro, porém assustador, motivo do comportamento por uma explicação razoável e segura.
6. Negação - recusa consciente para perceber fatos perturbadores. Retira do indivíduo não só a percepção necessária para lidar com os desafios externos, mas também a capacidade de valer-se de estratégias de sobrevivência adequadas.
7. Deslocamento - redirecionamento de um impulso para um alvo substituto.
8. Anulação - através de uma ação, busca-se o cancelamento da experiência prévia e desagradável.
9. Introjeção - estreitamente relacionada com a identificação, visa resolver alguma dificuldade emocional do indivíduo, ao tomar para a própria personalidade certas características de outras pessoas.
10. Sublimação - parte da energia investida nos impulsos sexuais é direcionada à consecução de realizações socialmente aceitáveis (p.ex. artísticas ou científicas)."

E a moça ainda cantarolava:

"I have a dream (eu tenho um sonho)
a fantasy (uma fantasia)
to help me trought reality (que me ajuda a atravessar a realidade)
and my destination ( e o meu destino)
makes it worth the while (faz valer a pena)
pushing through the darkness (enquanto me empurra através da escuridão)
I believe in angels ( eu acredito em anjos)"

Notando que o Psicanalista havia parado de falar interrompeu a canção e sentenciou:

- Estou sofrendo demais nos últimos dias (e foram perdas terríveis e dramáticas que não importam agora) e a poesia, a música e até a leitura tem me ajudado muito. E essa musiquinha do ABBA tem feito milagres nos meus piores momentos. Ah... adorei tua aula sobre os mecanismos de defesa do ego. Beijo André!!!! Até segunda!!!
E foi embora levando o sol com ela...
Ainda hoje o Psicanalista, em momentos de angústia, se pega cantarolando:
"I belivie in angels....." 

Acessem o link abaixo e escutem a musiquinha... rs

Fraterno Abraço
André






       

Nenhum comentário:

Postar um comentário