quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Caso Cínico: Seremos nós Cometas?

Ela foi derramando suas demandas e o psicanalista nem teve tempo e oportunidade de expor as preliminares comuns em todo início de tratamento. 
- Sinto que estou cansada e que tenho carregado um peso que não estou suportando mais. Na verdade estou me sentindo como se eu fosse um cometa.
Silêncio...O psicanalista questiona:
- Como assim um cometa?
A mulher adota um semblante extremamente sério e o psicanalista percebe que aquela elaboração prometia revelar muito para uma primeira consulta. 
Ela responde:
- Sinto que sou um cometa e minha trajetória representa minha história e experiência de vida. 
- Mas isso é poético até. Gostei da metáfora.
- Mas não é pra gostar. E nada tem de poesia nisso. Todo cometa tem cauda. E na cauda do cometa está tudo o que é colhido pelo caminho. E a grande maioria das coisas é lixo espacial. Sei que passei por planetas incríveis, e muitos momentos fizeram dessa minha viagem  uma coisa maravilhosa. Contudo, sinto que nos últimos anos minha rota entrou num sistema da galáxia decadente e morto. Os planetas que tenho passado estão destruídos e capto deles somente  o lixo que sobrou. Não tenho visto sóis no meu caminho. Apenas estrelas anãs que há muito perderam a vida e a luz. E o lixo e as sombras do momento da morte são captados e se incorporam ao meu corpo vagante. Não tenho brincado pelas nebulosas como dizia a canção juvenil de minha adolescência. Acho na verdade, que o universo com toda a sua energia, me atribuiu a missão de ser um astro celeste lixeiro. Estou cansada. Estou com uma carga muito pesada de lixo e desgraça. 
O psicanalista pensou por alguns instantes e falou da desconstituição necessária de toda a experiência negativa e da igualmente necessária construção de uma nova história e das coisas do tratamento enfim. Contudo, já no aperto de mão final, na porta do consultório,  o psicanalista finaliza:
- Como te disse, continuo gostando da metáfora do cometa e mesmo com todo o teu sofrimento ainda vejo poesia nisso tudo. Não esqueças que existem várias teorias aceitas pela ciência que revelam que é no corpo do cometa, entre lixo cósmico e sombras, que existem também as partículas que dão origem à toda a VIDA conhecida. 

Fraterno abraço
André Lacerda - Psicanalista

P.S.: Pra não perder o costume relembro: Meu livro em formato EBOOK - Reflexões do Psicanalista na Vida Cotidiana está à disposição dos interessados. Pedido no email andrelacerda15@gmail.com


      

Nenhum comentário:

Postar um comentário