quinta-feira, 17 de julho de 2014

O Mal -Estar na Cultura - Parte 2

Retomo conforme o combinado, publicação sobre O Mal - Estar na Cultura.
Reitero que esse ensaio do Freud, considerado uma obra difícil por muitos, é, ao meu juízo, uma das mais importantes obras literárias do século XX. Espero que todos aproveitem...
 
Como já disse na publicação anterior, Freud estava cético em 1930. Assim, é impotante ressaltar também a importância do outro termo do título original: Unbehagen (mal - estar). O significado do termo behagen (que é negado pelo prefixo un-) é algo como "sentir-se protegido".
Unbehagen remete a uma fragilidade, a uma falta de abrigo, a estar desprotegido. É interessante que esse termo também se aproxima de outro termo-chave para a psicanálise, a saber, Unheimlich (estranho, sinistro), que deu título a um famoso e fundamental ensaio de Freud de 1919: "O estranho".
Um dos sentidos de unheimlich, como o próprio Freud destacou, é justamente o de unbehaglich (o que provoca mal-estar). Se de certo modo podemos dizer que a psicanálise procedeu à revelação do Unheimlich da psique do indivíduo, ou seja, revelou "tudo aquilo que deveria ter permanecido em segredo e oculto e veio à luz" ( na definição do filósofo idealista Schelling, aprovada por Freud), no caso desde ensaio de 1930 Freud procura mostrar o oculto, o segredo, por detrás de toda cultura e da nossa humanidade, ou seja, seu mal-estar e suas origens mais profundas.
 
Fraterno Abraço
 
André Lacerda - Psicanalista
 
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário