segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Uma História do Mundo!

Estou lendo pela terceira vez o indicadíssimo livro do David Coimbra - Uma História do Mundo - que recomendo mesmo pra todo mundo.
Pois nesse livro, o autor de uma maneira prazerosa de ler e entender, retrata o surgimento da civilização assim como todas as fases importantes da história do mundo.
Gosto particularmente do capítulo 9 (O que Freud dizia de Moisés), onde o David explica a teses freudiana  contida no livro Moisés e o Monoteísmo.
Mas gosto particularmente  quando o autor aborda que na verdade a civilização foi uma invenção da mulher.
Entenda por civilização, a vida como a conhecemos com todas as suas regras e conceitos.  Nada a ver com o bom e velho período paleolítico onde não existiam cobranças conjugais, nem casamento, nem família. Os homens viviam caçando e pescando, as mulheres cuidando dos filhos, tudo muito tranquilo segundo o David.
E segue o autor na tese:

" De que mais precisava o homem?
De nada.
Tendo alcance de um braço tudo o que desejava, o homem não pensava no futuro, vivia do presente e para o presente. Não pensando no futuro, o homem não se angustiava. Não se angustiando, o homem não tinha problemas existências, depressão, aflições em geral, banzo.
Os psicanalistas teriam dificuldade de encontrar freguesia naquele tempo."

Outra parte interessante da obra do David, é uma abordagem que é feita à cerca da atividade sexual das mulheres.
"Sexo é coisa de homem... e algumas mulheres praticam a atividade por puro diletantismo."
E o meu amigo cita algumas famosas como Catarina, a Grande, Cleópatra, Messalina e a Teodora - imperatriz de Bizâncio. Messalina era imperatriz que virou prostituta. Teodora, prostituta que virou imperatriz.
Dia desses vi um comentário de uma mulher no facebook que teve milhares de curtidas e comentários. A moça mandava um recado:
" Parem de mandar fotos de seus pintos no meu in box! Quem gosta de pinto é gay! Mulher gosta é de dinheiro!"
Juro que depois de rir muito, comecei a pensar psicanaliticamente...
Então valei-me meu amigo David Coimbra que não canso de citar:
"O Sexo comanda as ações do macho. Da mulher não.
A mulher, o que a comanda é a reprodução da espécie. Não duvido que neste momento você se lembre da sua colega que vem trabalhar com aquelas roupinhas e que olha para os homens de um jeito blasé que parece urrar: "eu quero sexo, garoto!". Sim, eu sei que você sai se lembrar dela e vai argumentar: " Luaninha gosta de sexo como se fosse um homem."
Mas você está enganado.
É tudo um truque de Luaninha. Em sua maioria, as mulheres  usam a premência masculina pelo sexo para alcançar seus objetivos. Nem que os objetivos sejam, apenas, de medir a extensão de seu poder. É o caso da mulher que acena com promessas e depois recua. Ela queira, mas desistiu? Não. Ela nunca quis. Ela só pretendia constatar até onde poderia leva-lo a você e a essa sua infantil agonia sexual."

Então... recomendo de verdade a obra do David, que depois de eu ler 3 vezes posso garantir que na verdade é uma homenagem à todas as mulheres de todas as idades, de todos os tempos e de todas as culturas.
Fraterno Abraço
André Lacerda - Psicanalista

    

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário