quinta-feira, 12 de junho de 2014

O Velho (mas nem tanto) Aventureiro!

Somente depois que ele se manifestou pela primeira vez é que alguém por fim, sentenciou: Existe vida!
Foi ele que tremeu diante das primitivas emoções.
Foi e é ele que quem tremeu e treme diante das emoções secundárias.
Ele quase explodiu quando se apaixonou pela primeira bicicleta ou pela primeira namoradinha.
Ele vibrou quando leu Freud pela primeira vez e se perturba ainda hoje quando lê o Mal Estar na Cultura que considera um dos mais perturbadores ensaios jamais escritos no que diz respeito ao desenvolvimento cultural da humanidade.
Ele se preocupa quando pensa que ao investigar porque o ser humano é tão pouco dotado para ser e permanecer feliz, Freud revela que um dos principais e invencíveis obstáculos à felicidade é a consituição psíquica do homem. E ele quase sangra quando percebe que Freud examinou de perto, lançando mão de ferramentas psicanalíticas, o processo de desenvolvimento cultural necessário para que as pessoas possam viver em sociedade. E ele inexoravelmente sangra quando conclui que não só a civilização, mas a própria cultura humana implicam uma diminuição na felicidade dos indivíduos, tendo como subproduto um inalienável e generalizado sentimento de culpa.
Alguns acreditam que ele é duro como pedra. Ele prefere se definir como cartesiano e tal qual Descartes postula a ideia de que a razão deveria permear todos os domínios da vida humana e que a apreciação racional deveria ser o parâmetro para todas as coisas, numa atividade libertadora, voltada contra qualquer dogmatismo, considerando que acredita que "espírito", "alma" e "razão" significam a mesma coisa.
E é ele que sangra quando pensa na falta de condições de saúde, nutrição e segurança de seu povo.
Mas ele também vai vibrar com a seleção brasileira que daqui a pouco entra em campo na nossa copa do mundo de futebol.
Há quem diga que ele está acabado. Ele discorda e me pede para que mostre sua cara nesse artigo.
Apresento assim... meu coração!
 
Fraterno abraço!
André
 
P.S.: Sei dos detalhes sórdicos e os estou tratando, portanto, se por acaso algum cardiologista ler isso, poupe a mim e aos leitores desses detalhes... risos!!!!!   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário