sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Caso Clínico: Ressentimento!

A frase "guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra", é atribuída há dez autores distintos entre eles o Freud.
Confesso que jamais encontrei a expressão em qualquer obra freudiana, e penso que se o Freud citou isso em alguma entrevista etc, deve ter citado Buda ou Shaskespeare... não sei. Se alguém puder que me ilumine ...
Mas vou me deter brevemente na expressão e penso que ela deve ser pensada e discutida. 
Sabemos que a repetição do trauma é provável causa e origem de sofrimento psiquico ou psicopatologia.
A literatura técnica tem vários exemplos disso e eu vou citar suscintamente um caso que acompanhei.
Paciente de 19 anos em estado depressivo grave.
Sintomas iniciaram-se quando o menino foi traído (abandonado) pela namorada numa festa da faculdade. Ela simulou uma ida ao banheiro, e encontrou-se com outro menino atrás da capela da Universidade. O Namorado (paciente) por acaso (se o acaso existisse) flagra o evento e assim acusa o golpe. 
No tratatamento descortina-se o fato de que o menino havia sido abandonado pela mãe com poucos meses de vida... na porta de uma igreja. Ou seja... ele não foi só traído e abandonado pela namorada. O evento fez com que o inconsciente fizesse a leitura de repetição do trauma vivido. E com o tratamento ainda descobriu-se adotado, renegado, dispensado, etc..
Logicamente que com o tratamento também descobriu-se amado pelos pais adotivos, acolhido e na verdade com muita sorte pois a vida lhe dera muitas coisas boas. 
Contudo me ponho a pensar: 
Como evitar o ressentimento?
Será que ressentindo estaremos desejando a morte do outro?
Existe uma fórmula que nos dê o condão de não sentir aquelas agressões que nos são contumazes?
Não sei... acho que tudo é (como vida) muito subjetivo. 
Mas não creio que o Freud tenho dito essa frase. E muito menos escrito essa frase. 
Fraterno Abraço

André Lacerda - Psicanalista

P.S.: Meu livro Reflexões do Psicanalista na Vida Cotidiana ainda está à disposição de todos na versão EBOOK. As pessoas estão comprando para presentear amigos nesse final de ano. Basta mandar os email de destino que serão encaminhados os livros com dedicatória personalizada. Pedidos no email andrelacerda15@gmail.com


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário