quarta-feira, 8 de julho de 2015

A Mais Antiga Profissão do Mundo!

A pessoa acorda todos os dias já pensando em servir e dar conforto à quem quer que seja não importando gênero, raça, credo, idade, nada enfim. Só se importava em atender o máximo de pessoas durante o dia. O dia não, que a pessoa trabalha durante as 24 horas do dia. Basta tocar o telefone de contato e em poucos minutos a pessoa já está a caminho. E atende em qualquer lugar. E quando pensa nisso sorri pra si mesmo pensando na música do Chico Buarque (Geni e o Zepelin), pois atende "tudo que é negro torto, no mangue, no cais do porto, atrás do tanque, no mato!"
E depois de alguns anos ralando mouramente, conseguiu ter o seu carro, e naquele começo de manhã já correndo para seu primeiro atendimento, ouve a música do Chico e começa a rir por entre os sinais e curvas. 
E ria tentando se consolar, pois vivia num país onde eram poucos os privilegiados e tal qual a Geni da música se sentia "rainha dos detentos, das loucas, dos lazarentos e dos moleques de internato".
E tal qual a Geni hoje também "vai à miúde, com os velhinhos sem saúde, e as viúvas sempre à ouvir: Ela é um poço de bondade , é por isso que a cidade vive sempre a repetir: Joga pedra na Geni, Joga bosta na Geni, ela é feita pra apanhar, ela é boa de cuspir...".
Pensa que dadas as condições de seu ofício, muita gente se queixa e com razão de seus préstimos. Afinal, tem que fazer tudo correndo, e correndo passa seu dia de um canto a outro, atendendo todo mundo, e as vezes tem que ser rapidinho... Se bem que sempre dá alguma atenção extra aos mais necessitados. 
E até bem pouco tempo, fazia de tudo. Barba, cabelo e bigode. O começo sempre tem que ser assim. 
Com o tempo especializou-se, mas ainda hoje, em casos de extrema necessidade topa tudo. Tudo pelo "cliente".
E no final de cada turno, tal qual a Geni do Chico, a pessoa "vira de lado e tenta até dormir", pois logo quando raiar o dia, certamente o telefone vai tocar ... e a pessoa vai ter de ir. 
Caro leitor... olha de novo o título da crônica... estás pensando em que??
Errou!!!!!! risos... 
O psicanalista aqui surfou na licença literária, pois na verdade, eis o que pensou e refletiu:

Pense no primeiro primata no alto de seu galho, tendo a sua primeira coceira no meio das costas onde o braço não alcança para  coçar. Pensou?
Então...
Pense num outro primeiro primata que se dispôs a coçar as costas de seu igual para lhe aliviar o desconforto .... Pensou?
Então:
Penso que aquele foi o primeiro ato médico da história do desenvolvimento humano. 
Portanto, o exercício da medicina é a mais antiga profissão do mundo.
Dedico essa crônica aos médicos, enfermeiros, técnicos e à todos os profissionais da saúde, incluindo aqueles que exercem a segunda mais antiga profissão do mundo: Os psicanalistas como eu. Mas isso é assunto pra próxima crônica.
Fraterno abraço!
André Lacerda - Psicanalista 
       
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário