quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Gozando com "Pinto Olímpico"!

Tá certo. Tudo bem. Dei uns dias para que todos(??) nós festejássemos a escolha do Rio para sediar as Olimpíadas de 2016.
Entretanto, acho que quem escreve ou se comunica de um modo geral, tem por obrigação emitir opinião e conceitos, para que quem recebe tais informações, possa de alguma forma ou de outra formar opinião e conceitos próprios, com a certeza de que quem escreve ou opina não é o dono da verdade e nem senhor de qualquer razão. Nem da própria razão as vezes.
Portanto vejamos os fatos:
Históricamente verifica-se que governantes não tão bem intencionados, utilizaram-se do "espírito olímpico" e do ufanismo que ele proporciona, transformando muitas vezes atletas consagrados em "garotos propaganda" de um sistema de muitos questionamentos.
O Hitler fez da Olimpíada de Berlim, um evento chancelador da sua política segregacionista e de divulgação do odioso III Reich.
Mas adiante, pra falar da prata da casa, o governo ditatorial do general Médici, gozou com o pinto alheio transformando o Pelé e o time de ouro (campeão da Copa de 70) em divulgadores do "Brasil ame-o ou deixe-o", enquanto os que se manifestavam contra a ditadura morriam no pau nos porões da tortura do Dops.
A Elis Regina se manifestou na Suíça (ingenuamente) pensando que não seria ouvida à distância pelos ouvidos da "dita", dizendo que o Brasil era governado por gorilas. Teve que cantar na marra o Hino Nacional na abertura das Olimpíadas do Exército em 1972, regendo inclusive, milhares de gorilinhas.
Mas... festejemos pois, o Rio 2016...
Agora..."eu que não creio, peço à deus por minha gente", como disse o Chico Buarque.
Porque???? Bem... acho que já tem gente gozando com "pinto olímpico" antes mesmo de começar a gastar os 25 bilhões previstos no orçamento.
Ou não???
Fraterno abraço
André      

Nenhum comentário:

Postar um comentário