quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Oprimidos pelo Descaso!

Hoje dia do Professor. 
Parabéns à todos meus amigos que ensinam cidadania, mesmo que aos trancos e barrancos, oprimidos pelo descaso e pela falta de respeito.
Dedico à todos vocês, um texto que escrevi à cerca de 1 ano, e que foi inspirado nas professoras de minha infância.


Os guris de hoje!

Na minha atividade clínica atendo adolescentes!
Fico atento e maravilhado com cada história, com cada aventura, e não raramente preocupado com o quanto as coisas mudam, e sobretudo na velocidade em que as coisas mudam.
Minha infância e adolescência parecem ser coisas pré históricas, e mesmo sendo do século passado, isso não faz tanto tempo...
Lembro da primeira professora, amor primeiro meu (???) ....
Omito o nome, pois nada mais sei dela, mas lembro que nutria uma paixão ambígua que se mesclava entre o medo e a admiração. Pura paixão....risos... medo e admiração...risos...
Lembro da segunda professora, meu amor inesquecível que omito o nome pelos mesmos motivos...
Há poucos dias, retornando à cidade de minha infância, depois de virado o século, passei em frente ao lugar onde ela morava e me lembro que tinha uma oficina de artes onde aprendi (?) a entalhar pedaços de cheiroso cedro...
Aos 9 anos ao jurava saber amar aquela mulher que me fazia entrar 3 ou 4 vezes na fila do beijo no final da aula...
E era tão bom exagerar nos perfumes do pai ou da mãe, pra agradar a professora...
Adolescente, minha forma de encantar as paixões docentes, era tentando saber. Aos 13 virei comunista, elegi o Chê como meu herói, usava chinelos de couro feitos pelos artesãos da rua da Ladeira, e juro: Comecei a ler Marx e Hegel para encantar a professora de história!
Ao ouvir meus guris de hoje, penso que posso ter sido duas coisas na minha infância e adolescência do século passado: Ou um precoce romântico com um édipo mal elaborado; ou um retardado reprimido pela ditadura e suas reformas famigeradas do ensino brasileiro!
Bem... pra mim são doces lembranças e penso que desejo que aquelas mulheres de minha vida, tenham sido tão amadas quanto eu pensava que mereciam...
Quanto aos guris de hoje, posso dizer que virei motivo de muita graça quando lhes confessei que um dia, lá no século passado, entrava 3 ou 4 vezes na fila do beijo no final da aula...

Fraterno abraço
André

Um comentário:

  1. Ainda bem que és do século passado!!!! Qto aos jovens de hoje... Bem, os dias de hoje são alienação de perdição.... De si mesmo, isso que escreveste é belo e adoraria ser uma destas licenciadas, para receber os beijos e sentir o aroma de tão belo menino.... Isso nada tem a ver com Ditadura a desgraça toda que dela advém, tem a ver com sensibilidade.... Encantador!

    ResponderExcluir