quarta-feira, 25 de novembro de 2009

As Luzes do Natal!

O Freud já tinha preconizado que se quisessemos entender o homem, deveríamos estudar os mitos. E eu gosto de estudar os mitos, e tem algumas práticas, que mesmo achando filosoficamente decadentes eu gosto de cultivar ( pero no mucho...risos).
Quero falar hoje dessa coisa que surge nas semanas que antecedem o natal e que enche de luzes coloridas as cidades  e os jardins. Eu acho legal...
Gosto de ver Porto Alegre iluminada, e a minha amada Zona Sul tem um talento especial para isso.
Em dezembro, quando vou a Gramado, mesmo num calor de 35º fico esperando que a qualquer momento a neve caia e minha alma natalina se sinta como se estivesse curtindo o natal da Quinta Avenida novaiorquina.
E tem aquele lance do principal personagem: Papai Noel.
Longe de refletir a origem do mito, que se não me engano tem a ver com um velhinho rico que colocava moedas nas meias de crianças pobres (não é bem isso, mas como sei que tem, por incrível que pareça, pré adolescentes lendo o blog, não vou me aprofundar), o personagem é o símbolo da alegria e da fartura, com suas vestes vermelhas e suas bochechas rosadas.
Sei lá... É uma época alegre, e acho que até vou ascender umas luzinhas no meu jardim.
Enfim... aparecem as luzes de natal. Época de festas e alegria...
Não é isso????? Me ajudem a raciocinar!!!!!
Eu que não creio me pergunto, e peço ajuda:
Isso não tem nada a ver com aquele guri que nasceu entre cabras e ovelhas e que depois de criado começou a falar verdades que o levaram à morte (crucificado como mandava a lei) e que depois, originou um outro mito religioso... né????
Bobagem minha! Hoje mesmo vou escolher as luzes que vou ascender, e depois passear pelo comércio escolher e comprar os presentes e torcer que nenhum Papai Noel me passe a mão na bunda.

Fraterno abraço
André             

2 comentários:

  1. Com certeza o espírito do Natal é algo maravilhoso...os preparativos que antecedem essa data, tão importante para nós Cristãos, são algo que nos tocam. As luzes tem um simbolismo um tanto mágico. Vamos iluminar nossas casas e jardins. Vamos enfeitar nossas árvores e dar muitos, muitos presentes, e que o menino renasça em nossos corações novamente trazendo aquela PAZ tão desejada.
    Feliz e abençoado Natal para voce Dr e para todos os leitores.
    Adriana.

    ResponderExcluir
  2. A magia do natal para mim representa a união da família, sendo religioso ou não, pois estes poucos momentos e através de abraços, desejamos felicidades, paz, amor e harmonia. Minha mãe, adorava este ritual, com sua expectativa que tivessemos sempre um ano melhor, não importava se o anterior foi bom ou não, valia a pena, pois contava para ver se não faltava filhos, netos e bisnetos. Acredito que o André...tem luz própria e as atitudes demonstram o que sente, sem precisar falar...Nosso período de passagem é curto e o crescimento espiritual, mesmo para quem é ateu, precisa ser bem aproveitado, é o que nosso grande amigo faz... Felicidades sempre, com todos que amas.....

    ResponderExcluir