quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Tempo de Glória!

Ao longo dos anos, me dei ao "luxo" de montar uma pinacoteca cujo conteúdo me faz viajar pelos mais sensibilizados recôndidos de minha alma errante. Errante e livre!
Dentre os filmes que tenho, certamente um dos que mais me emociona é "Glory" cujo título aqui no Brasil ficou como sendo Tempo de Glória, e além do contexto ser divinamente explorado pelo diretor Edward Zwick, mostra um "banho de bola" que os impagáveis Matthew Broderick, Denzel Washington e Morgan Freeman  nos brindam em toda a trama.
Recomendo o filme para todas as almas errantes e livres.
Mas... revendo o filme ontem, pensei que definitivamente, em todos os contextos, somos nós mesmos que criamos a maioria dos nossos problemas.
Vejamos o contexto do filme citado:
Na crise da secessão (guera civil dos Estados Unidos no século XIX), o Presidente Lincol chamou para seu lado, todos os políticos progressistas, aristocrátas abolicionistas, intelectuais de peso e (pasmem!!!) Afroamericanos livres que fossem influentes nas suas comunidades. Resumo da ópera: Em poucos anos o país estava reunificado, e etc, etc, etc...
Agora pensem:
E se Lincol tivesse confraternizado com o General Lee, que era representante de uma elite conservadora e escravocrata, e ainda com todos os produtores de algodão da Carolina do Sul e da Georgia que  tinham suas bases produtivas fundamentadas na exploração do trabalho escravo?
Acho que até hoje estariam em guerra, pois os pretos de lá não se submeteriam.
E na segunda guerra mundial?  E se Getúlio Vargas não tivesse mudado suas simpatias nos 44 do segundo tempo e tivesse permanecido simpático às forças do eixo???
E se no auge da ditadura militar no Brasil, há exatos 44 anos, em 1965 não tivesse sido fundado o Movimento Democrático Brasileiro, que ou bem ou mal conduziu o país à redemocratização, tendo como protagonistas políticos progressistas, intelectuais e livre pensadores e representantes de todas as comunidades, inclusive com trânsito na Aliança Renovadora??
E se o Parreira não tivesse convocado o Dunga naquela copa de 1994??
E se o Abel não tivesse mandado entrar o Gabirú naquela partida contra o Barcelona de Ronaldinho???

Bem... minha pobre alma errante e livre me faz pensar:
Em Tempo de Glória para o Brasil que está em alta no cenário internacional, o que faz o Presidente Lula da Silva confraternizar com o escravocrata, fascista, homofóbico, homicida e segregacionista Ahmadinejad???

Fraterno abraço
André            

Nenhum comentário:

Postar um comentário