quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O Pedido de Lévi-Strauss

Claude Lévi- Strauss morreu domingo na França aos 100 anos, dias antes de completar 101.
Na minha opinião um dos principais pensadores de toda a história da humanidade, foi de absoluta importância na minha formação psicanalítica uma vez que Lacan  foi definitivamente influenciado em sua proposta pelo estruturalismo de Lévi- Strauss.
Do estruturalismo, a Psicanálise  lacaneana estabelece um de seus principais conceitos onde o inconsciente se estrutura como linguagem e existe porque há linguagem ou convenção significante em um sentindo muito amplo. O desejo do ser humano desliza, incessantemente, de um objeto para outro, seguindo o caminho que a linguagem lhe indica, com sua organização de deslocamento sintagmático ou metonímico.
Ou seja: A linguagem determina o sentido, engendrando as estruturas da mente.
Estou triste com a morte do pensador que estimulou Lacan na sua releitura e avanço da obra freudiana. Mas estou feliz por ter vivido no mesmo tempo que Lévi - Strauss.
Recomendo os livros:
O Totemismo Hoje ( 1962), O Homem Nu ( 1971), Raça e História (1950) e obrigatoriamente ( para os interessados é claro) A Noção de Estrutura em Etnologia (1952).
Claude, aos 97 anos, em entrevista à TV espanhola, manifestou o seguinte pedido:
" Se eu tivesse que pedir, pediria respeito ao mundo. Até porque, o mundo começou sem o ser humano, e certamente vai acabar sem ele!"  

Fraterno abraço,
André

Nenhum comentário:

Postar um comentário