quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A Semana Farroupilha!

Estamos em pleno Setembro. O Rio Grande comemora nesta época, o decênio heróico que é marca e tarca da história gaúcha. A Guerra dos Farrapos foi um referencial definitivo do Estado mais meridional do Brasil.
Mas... vamos tocando em frente ...
Tenho um amigo muito querido, e de longa data tenho aprendido com ele coisas de um Rio Grande do Sul visto de uma maneira lúdica e poética.
Me refiro ao músico, jornalista e grande figura humana, Elton Saldanha, ou ainda como os amigos o chamam, o Piá Benício do Itaqui...
Pois num setembro chuvoso, o Benício me convenceu a visitar o acampamento farroupilha, referencial espaço folclórico e tradicional do parque da Harmonia no centro de Porto Alegre.
Caminhamos pelo acampamento, e fiquei maravilhado com toda aquela estrutura e com todo aquele comprometimento cívico que só acredito que exista no Rio Grande do Sul.
O Benício se foi a lo largo, em busca do Calypso, seu cavalo que já andava aquerenciado no espaço do pessoal do Mena Quevedo e eu fiquei por ali... observando o movimento.
Me chamou a atenção, um menino de seus 8 ou 9 anos, que solitário trançava ao seu modo 3 tiras fininhas de couro. A disciplina do guri era espartana. Me aproximei...Puxei assunto. Soube que estava acampado com a família há mais de 20 dias, e já estava triste com o eminente momento de voltar ao apartamento da família e a sua rotina.
Fiquei pensando no que inspirava aquele menino na sua devoção farroupilha.
Passou pela minha cabeça, que aquele menino representava na verdade, a liderança de Bento Gonçalves o general libertário, que desde a Cisplatina defendia princípios republicanos e à frente de seu tempo.
Ou então aquele guri urbano e campeiro, representasse os bravos Gomes Jardim e Onofre Pires, combatentes sequiosos de justiça, próceres do movimento farroupilha.
Talvez Garibaldi, guerreiro corsário, herói de vários mundos que pelas águas e pelas coxilhas carregava no seu navio libertador, os ideais republicanos.
Ou ainda o (na minha opinião o maior dos heróis) grande general Antônio Neto que no campo dos Meneses em 11 de setembro de 1836, às margens do Jaguarão Chico, proclamou a república com a seguinte citação:
"Camaradas! Nós que compomos a 1ª Brigada do exército liberal, devemos ser os primeiros a proclamar, como proclamamos, a independência desta província, a qual fica desligada das demais do Império e forma um Estado livre e independente, com o título de REPÚBLICA RIO-GRANDENSE e cujo manifesto às nações civilizadas se fará oportunamente. Camaradas! Gritemos pela primeira vez: Viva a República Rio-Grandense! Viva a Independência! Viva o exército republicano rio-grandense!"
......
Sai de meu devaneio ancestral quando o guri estava terminando seu laço trançado...e perguntei pra ele qual seria seu herói preferido. Seria Bento? Garibaldi? Neto???
O menino parou... me enquadrou... e por fim sentenciou:
- Olha tchê... meu herói mesmo é o Elton Saldanha!!!!
Eu devo ter feito uma cara de pastel tão evidente que provocou a pronta explicação do guri guasqueiro:
"- O Elton é "o cara" tchê!!!
Anda naquele baita caminhonetão vermelho e lindo... tem o mais lindo BT( cavalo crioulo) da Estância da Harmonia....deve ganhar um monte de dinheiro... e mais: se quisesse "pegava" todas as gurias da região sul, incluíndo as catarinas e paranaenses...." 
Depois de me arrancar uma gargalhada redentora, o guri ainda saiu gingando como se galopasse e cantando a música do Piá Benício:
"Eu sou do Sul... é só olhar pra ver que eu sou do Sul... a minha terra tem o céu azul... é só olhar e ver!"

Fraterno abraço
André
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário