segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A Distância que nos Une!

O Freud disse que a distância gera saudades. Jamais o esquecimento. E ele falou isso nos tempos idos, quando as comunicações não eram instantâneas como hoje são.
A distância nos dói. E por mais que a tecnologia nos una, ainda necessitamos estar juntos. E essa necessidade que temos de estar perto de quem amamos dói mais que a saudade.
E a distância é a soma de nossos maiores medos.
Gosto da ideia de que enquanto não esquecermos não estaremos distantes. E enquanto não formos esquecidos não estaremos sozinhos.  
E tem casos que a distância surge como remédio. Cada vez mais casais em crise optam pelo distanciamento para salvar casamentos. Em muitos casos  isso funciona.
Entretanto, nossas tendências são viscerais. Precisamos do toque na pele, do cheiro, do gosto e sobretudo das emoções e prazeres que essas sensações nos proporcionam.
É por isso que a tecnologia que nos une instantaneamente, por vezes supre mesmo as necessidades mais viscerais.
O lado ruim disso, é que muitas vezes as redes sociais e outros aplicativos se transformam em verdadeiros prostíbulos ou açougues virtual como já manifestei em outros escritos publicados nas mídias que escrevo.
Mas não acredito em relações virtuais. Penso que se elas existem devem ser tratadas como patologia. 
Me explico:
Se existem relações que são iniciadas pela internet ou pelo telefone, elas são relações humanas. Não relações virtuais.
E como são relações humanas, elas produzem todos os efeitos da interação entre pessoas. A começar pela amizade passando inclusive pelas relações sexuais.
E penso que isso não pode ser classificado como virtual.
Entretanto, se a relação humana, dita virtual é baseada na mentira e na ilusão, então penso que é no mínimo patológica, podendo ser inclusive criminosa. 
Mas isso não é exclusividade do mundo virtual que alias eu não creio que exista. Isso são coisas do mundo real e das relações humanas cuja dinâmica, está repleta de verdades, mentiras, ilusões, crimes e patologias.
Então ... que todas as nossas distâncias sejam suprimidas cada vez mais, e que cada vez mais o mundo e as relações humanas avancem com mais verdade e com cada vez menos mentira, crimes e patologias.
Fraterno abraço
André


      
   
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário