sábado, 11 de outubro de 2008

Um pouco da filosofia de Nietzsche

Quanta é a verdade que um espírito suporta, quanta é a verdade que ele ousa? Essa foi,para mim, e cada vez mais, a tábua para medir valores. Engano (-a crença no ideal -) não é cegueira, engano é covardia...Tod conquista, todo o passo adiante no conhecimento é consequência da coragem, da natureza em relação a si esmo, da decência consigo mesmo... Eu não refuto os ideais, eu apenas visto luvas diante deles... Nitimur in vetitum (Nós buscamos o proibido): é sob esse signo que a minha filosofia sai vitoriosa, pois até agora sempre foi proibida fundamentalmente apenas a verdade...
Friedrich Nietzsche, em ECCE HOMO , De como a gente se torna o que a gente é.
postei um pequeno trecho da obra deste que é meu filósofo predileto.
Indico à todos os que pensam.
Fraterno Abraço, e até a próxima.

Um comentário: