sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Humildade é o postulado dos vagabundos!

"Sim! Eu sei muito bem de onde venho!
Insaciável como a chama no lenho
Eu me inflamo e me consumo.
Tudo que eu toco vira luz,
Tudo que eu deixo, carvão e fumo.
Chama eu sou, sem dúvida."
( Da obra Ecce homo - de Nietzsche )

Nos versos desse poema, Nietzsche resume sua filosofia, mostrando que ousa e arrisca, mandando a humildade às favas. Na verdade em sua obra , ele faz um alerta contra a moral que sempre foi foco de seus ataques desde o início de sua vida filosófica, e arremata que "humildade é o postulado dos vagabundos", além de assegurar que a humildade é (boa) para os vermes.
Para Nietzsche o homem aspira à imortalidade, mas isso nada significa uma vez que a realidade se repete a si mesma num devir renitente, que constitui o eterno retorno.
O homem só se salva pela aceitação da finitude, pois assim se converte em dono de seu destino, se liberta do desespero para afirmar-se no gozo e na dor de existir.
De modo que o futuro da humanidade depende dos super-homens, capazes de se sobrepor à fraqueza, e não da integração destes ao rebanho comum dos fracos.
Espero que a publicação de hoje, os ajude a sobreviver ao final de semana, que aliás, eu desejo que seja bom para todos.
Fraterno Abraço
André

2 comentários:

  1. Bah Dr. ! Tá pegando pesado hein.
    Fernanda Porto Alegre

    ResponderExcluir
  2. Eu estava pela internet procurando apenas um texto, mas encontrei aqui, não especificamente neste post, mas em vários outros que já li, algumas respostas e, algumas perguntas providenciais que vão ao encontro do que implicitamente eu estava procurando...

    ResponderExcluir