quarta-feira, 12 de agosto de 2009

"Pecado Original!

Aqueles que acompanham meus escritos e aqueles que de alguma maneira ou de outra me conhecem um pouco, sabem de duas heranças freudianas que eu até tenho um certo orgulho de ter.
Me refiro às duas as quais o velho Freud tinha aversão: A tudo o que tinha a ver com os Estados Unidos e com qualquer espécie de hierarquia religiosa.
Com relação aos Estados Unidos, não vou tecer demasiados comentários, e até acho que nos últimos 20 anos, os dois Bush ( George pai e George filho) mostraram à quem ainda duvidava que os americanos são egocêntricos, autoritários, arrogantes e insensíveis à tudo e a todos que não estejam abaixo das margens sul do Hudson e acima das margens norte dos banhados da Flórida. Além do que todos terem cara de mamão.
Agora.... no que se refere à questões religiosas....bem.... não sei se devo falar...
Vou falar! De novo!
Fazendo uma análise cronológica ampla, deve ter sido dose pra mamute para os livre pensadores de todos os tempos, suportarem certas coisas.
Imaginem os pobres Adão e Eva, tendo um paraíso inteiro à seu dispor, vestidos apenas com uma folha de parreira. Certamente foram orientados (cruelmente obrigados!) à serem retardados, reprimidos e insatisfeitos independente da interpretação do termo "pecado original".
Vejam bem: Se o tal "pecado original" se relacionasse ao sexo, imaginem aquele paraíso todo, os dois ali praticamente nus, solitários, etc, não podendo sequer pensar no quanto seria bom? Isso, pelo menos à mim, cheira a tortura... e tortura da braba!
De outra forma, se o "pecado original" se referisse a obtenção de conhecimento, ou de dicernimento entre o bem e o mal, e isso não fosse permitido, seria impossível aos "donos" do paraíso viver. Só poderiam vegetar... ou estou errado???
Imagem viver num lugar onde só o patriarca ( Abraão, Moisés, etc..) pode tudo. Come todas as mulheres, dita todas as leis, estabelece todos os direitos dele e deveres dos outros, e mais, a quem não o obedecer restaria a morte e o fogo eterno do inferno.
E na idade média, que eu prefiro chamar pelo apelido de IDADE DAS TREVAS, onde o simples fato de questionar o calor do Sol, o brilho da Lua e até mesmo o fluxo e refluxo das marés, previa a execução na fogueira num ritual comandado por um "expert" religioso, que por incrível que pareça teve sua instituição fundada à partir da execução na cruz de um homem que pregava o amor, a paz e a fraternidade.
Mas... isso tudo é coisa do passado né???
Opa...opa...opa.....!
Edir Macedo, no intervalo de uma pelada à beira da Pituba em Salvador, ensina em rede nacional como amealhar fortunas de 2 bilhões de dólares vendendo FÉ?????
Que São Freud me carregue para o quinto dos infernos!!!!!!!!
Fraterno Abraço
André

2 comentários:

  1. Oi André(vizinho)... no meu humilde e parco conhecimento religioso, pois como bem sabes sou cristã e busco diariamente respostas para nossa vida,e tenho a fé... Entendo que o tal "pecado original", na verdade ocorreu de uma desobediência ao "criador". Adão e Eva foram criados para amar e procriar, ou seja encher o paraíso de filhos e desfrutá-lo.Chegaria a hora certa para obter-se o tal conhecimento, mas a serpente tinha que aparecer... o "diabo".Desde aí o ser humano traz essa marca,o pecado no nascimento,porém no batismo,em nome daquele que nos perdoo e tomou toda culpa por nós:Cristo,somos salvos e lavados dessa "mancha" que é o pecado.Basta crer Nele,no Cristo, de acordo com as Escrituras Sagradas.
    E que Deus tenha piedade da alma do Bispo Edir Macedo. Afetuoso abraços.Adriana.

    ResponderExcluir
  2. Oi André(vizinho)... no meu humilde e parco conhecimento religioso, pois como bem sabes sou cristã e busco diariamente respostas para nossa vida,e tenho a fé... Entendo que o tal "pecado original", na verdade ocorreu de uma desobediência ao "criador". Adão e Eva foram criados para amar e procriar, ou seja encher o paraíso de filhos e desfrutá-lo.Chegaria a hora certa para obter-se o tal conhecimento, mas a serpente tinha que aparecer... o "diabo".Desde aí o ser humano traz essa marca,o pecado no nascimento,porém no batismo,em nome daquele que nos perdoo e tomou toda culpa por nós:Cristo,somos salvos e lavados dessa "mancha" que é o pecado.Basta crer Nele,no Cristo, de acordo com as Escrituras Sagradas.
    E que Deus tenha piedade da alma do Bispo Edir Macedo. Afetuoso abraços.Adriana.

    ResponderExcluir