sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Conhecendo os Mitos - ANTÍGONA

Antígona é a mais antiga obra conservada de Sófocles, representada provavelmente no ano de 442 A.C. Antígona é a filha de Édipo, pelo que se segue uma pequena introdução da vida deste para seguida de um resumo da obra. Partes desta introdução estão patentes na obra, mas não voltam a ser repetidas no resumo, e outras partes não estão nem explícita nem implicitamente na obra de Sófocles.
Como alguns leitores não perceberam que o objetivo destes textos é só contar o resumo da Obra que retrata o mito, repasso o texto de ontem que seria o primeiro e o de hoje seria sua sequência.
Espero que gostem...

Édipo era filho de Jocasta e Laio. Delfos tinha previsto que Laio morreria às mãos do próprio filho, que casaria com a mãe. Por isso ele deixou o filho no Monte Citerão pregado pelos pés, de forma a que morresse. Foi, no entanto, recolhido por um pastor e, mais tarde, adotado pelo rei de Corinto, sem que nunca soubesse as suas origens, nem os seus pais soubessem que estava vivo.
Um dia voltou a Tebas para matar a esfinge, mas pelo caminho encontrou Laio, o qual o mandou desviar-se da frente, pois ele era o rei de Tebas. Édipo não só não se desviou como ainda brigou com o "desconhecido" que acabou por matar. Acabou por matar a esfinge resolvendo o seu enigma e casou com Jocasta, a mãe. Tudo isto atraiu as Erínias.
Teve dois filhos da mãe, Etéocles e Polinices, e duas filhas, Antígona e Ismene. Quando descobriu quem eram Laio e Jocasta cegou-se e Jocasta suicidou-se. Antígona foi-lhe fiel e acompanhou-o enquanto estava vivo até ao exílio em Colono, onde morreu.
Entretanto Polinices tenta destruir Tebas, onde Creonte, irmão de Jocasta, se tinha tornado rei. O seu irmão, Etéocles, defende a cidade e é morto por Polinices, o qual acaba também por morrer. Tebas é salva, quando Menoceu, filho de Creonte, se atira para uma fogueira, pois fora previsto que a cidade só se salvaria se um dos filhos de Creonte fosse sacrificado aos Deuses.
Antígona volta à cidade e a história começa quando ela descobre o édito de Creonte: Etéocles será enterrado, mas Polinices será deixado a apodrecer para servir de comida às aves sem que tenha direito sequer a prantos.

 Resumo da Peça  Antígona

Antígona quer enterrar o irmão Polinices mesmo indo contra a lei de Creonte. Ismene, pelo contrário, aconselha-a a não o fazer, mas acaba por não a convencer e promete não contar nada a ninguém. No entanto, como se descobre mais tarde, começa a agir de forma comprometida.
O corpo de Polinices era vigiado por várias sentinelas, de forma a que a lei fosse cumprida, mas um dia as sentinelas encontram o corpo enterrado. Hesitante um dos guardas acaba por contar o sucedido a Creonte, que os obriga a desenterrar o corpo e os ameaça de morte caso não encontrei o culpado, acusando-os de terem sido subornados.
Eventualmente os guardas apanham Antígona que, entretanto, está noiva de Hémon, filho de Creonte, o qual está perdidamente apaixonado por ela. A jovem confessa tudo e Creonte acusa Ismene, que tenta ficar com parte da culpa, enquanto que a irmã diz que tem vergonha dela por não ter honrado os mortos. Creonte acaba por perdoar Ismene, mas condena Antígona a ser enterrada numa gruta, onde não poderá ver o sol ou falar com ninguém, apenas deixando um pequeno buraco para lhe darem o mínimo indispensável de comida, de forma a não atraírem a vingança dos Deuses.
Hémon fala com o pai. Ao princípio tenta conter as emoções, tentando convencer o pai a soltar Antígona através da razão, mas não consegue e acaba por fugir angustiado. Depois o próprio adivinho Tirésias recebe um terrível presságio e corre, guiado por uma criança, visto ser cego, para aconselhar o rei a libertar Antígona e enterrar Polinices, dizendo que pedaços do corpo dele estão espalhados por toda a cidade, trazidos pelas aves, e a contaminam. Ainda assim, Creonte recusa e Tirésias prevê que, por isso, correrá sangue da sua família e em breve.
Temeroso, Creonte pede conselho ao coro de anciãos tebanos, que lhe dizem que o melhor é fazer o que o adivinho disse. Ele enterra Polidices e depois vai soltar Antígona. Mas ouve gritos do filho dentro da caverna e corre, para encontrar Antígona enforcada, por suicídio, e Hémon chorando agarrado a ela. O filho cospe-lhe na cara, odiando-o, e mata-se enterrando a sua própria espada no peito.
Creonte sofre, mas um sentinela corre ao palácio, onde Eurídice, mulher de Creonte, se inteira do sucedido e vai para o palácio em silêncio. Quando Creonte volta a Tebas recebe a notícia de que a mulher o culpa de tudo, incluindo a morte do outro filho, e se matara furando o fígado com as próprias mãos.
Esse é o mito retratado na peça de Sófocles.
Fraterno abraço
André


Nenhum comentário:

Postar um comentário