terça-feira, 4 de novembro de 2008

Amanhã Vai Ser Outro Dia!

Percebi recentemente, que mesmo nas manifestações culturais mais divulgadas, muitas vezes não se pode dizer ser isso ou aquilo uma coisa popular. Me explico: Por exemplo, as músicas do Chico Buarque de Hollanda.
O Chico tem uma obra variada, que parte de diversas premissas e nos faz viajar por diferentes campos do pensamento humano.
Sob minha ótica ( ou minha escuta???), o Chico é um dos compositores mais cantados e escutados e muito pouco entendido. Pego por exemplo, a música Morena de Angola que todo mundo cantou: " Morena menina danada minha camarada do MPLA...!" Será que todos os cantantes sabiam que MPLA referia-se ao Movimento Pró Libertação de Angola???
Será que todos que cantaram e cantam que " apesar de você amanhã há de ser outro dia..." era na verdade um grito de esperança pela democracia num país ( o nosso no caso) sob regime ditatorial???
Quem não lembra de todo o país cantando " Joga pedra na Geni...ela é feita pra apanhar, ela é boa de cuspir..."??? Será que todos perceberam que não era um deboche à uma meretriz de periferia e sim uma manifestação sistemática explicando que os donos do poder e os beneficiados por estes, usam, abusam, lambuzam e jogam fora????
Acho que todos deveriam escutar mais Chico Buarque e por isso vou pelo divulgar de quando em vez, alguma música dele aqui...
Aqueles que gostam dos livros, Indico o Chico Buarque autor, e recomendo entre tantas... BUDAPESTE...
Fraterno abraço
André

Nenhum comentário:

Postar um comentário