Percebi recentemente, que mesmo nas manifestações culturais mais divulgadas, muitas vezes não se pode dizer ser isso ou aquilo uma coisa popular. Me explico: Por exemplo, as músicas do Chico Buarque de Hollanda.
O Chico tem uma obra variada, que parte de diversas premissas e nos faz viajar por diferentes campos do pensamento humano.
Sob minha ótica ( ou minha escuta???), o Chico é um dos compositores mais cantados e escutados e muito pouco entendido. Pego por exemplo, a música Morena de Angola que todo mundo cantou: " Morena menina danada minha camarada do MPLA...!" Será que todos os cantantes sabiam que MPLA referia-se ao Movimento Pró Libertação de Angola???
Será que todos que cantaram e cantam que " apesar de você amanhã há de ser outro dia..." era na verdade um grito de esperança pela democracia num país ( o nosso no caso) sob regime ditatorial???
Quem não lembra de todo o país cantando " Joga pedra na Geni...ela é feita pra apanhar, ela é boa de cuspir..."??? Será que todos perceberam que não era um deboche à uma meretriz de periferia e sim uma manifestação sistemática explicando que os donos do poder e os beneficiados por estes, usam, abusam, lambuzam e jogam fora????
Acho que todos deveriam escutar mais Chico Buarque e por isso vou pelo divulgar de quando em vez, alguma música dele aqui...
Aqueles que gostam dos livros, Indico o Chico Buarque autor, e recomendo entre tantas... BUDAPESTE...
Fraterno abraço
André
Nenhum comentário:
Postar um comentário