sexta-feira, 7 de novembro de 2008

O Mal Estar da Civilização!

Recentemente uma jovem acadêmica me pediu que fizesse um comentário, sob a ótica da minha área, a cerca de um fato ocorrido na cidade, onde figurava um cidadão que havia agredido um animal e tal tema seria objeto de um trabalho de estudos de seu curso universitário.
Pensei que talvez eu devesse indicar uma obra da coleção "Clínica Psicanalítica" (muito boa aliás) , onde a jovem estudante pudesse encontrar alguma informação mais técnica.
Mas, obviamente omitindo o nome da jovem por uma questão de princípios do blog (e só tem um princípio : LIBERDADE), vou fazer esse comentário aqui no nosso espaço, e talvez até, nosso blog configure naquelas referências bibliográficas chiquéssimas dos trabalhos de faculdade (muitos risos).
A moça pergunta-me:
- André! O que leva um homem a agredir perversamente um animal? Seria esse um problema patológico?
Prezada Jovem amiga:
Pensei na tua pergunta, e depois de elaborar todas as circunstâncias, resolvi te responder por aqui, até porque acho que é um assunto que à todos interessa.
De imediato, pensei nas pulsões. Só as pulsões (desejos instintivos) poderiam explicar essa violência desmedida...
O Freud aborda em sua obra (Mal estar da Civilização, Totem Tabu , Moiséis e o Monoteísmo, etc) a questão do início antropológico da civilização quando na era primitiva, a humanidade consistia na dita horda primeva ( primitiva), e nada existia (lei, cultura, etc) que não fossem as pulsões, ou seja os instintos também primitivos.
Até que um dia, com o surgimento daquilo que chamamos de pai primevo, estabeleceu-se pela primeira vez um arquétipo de lei, onde começou a história das interdições, e as interdições mais significativas foram a do incesto, do homicídio e do canibalismo. Mas, em contrapartida dos interditos, o pai estabeleceu que num determinado dia de suas vidas eles (a horda primeva) poderiam fazer todas as coisas, inclusive aquelas que não eram mais permitidas, e como no samba do Chico, " E um dia afinal, tinham direito à uma alegria fugaz, uma ofegante epidemia que se chamava carnaval....!"
Bem... naquele dia, sabes o que a horda fez???? No dia do TUDO pode... mataram e comeram o pai... e parecerem que comeram também...risos!
Assim, tudo volta a ser como antes e a horda que tinha uma lei, agora sem pai (limitador) voltava a ser primeva até a descida da montanha, de um outro pai, com as tábuas da lei, e essa parte da história eu não vou entrar pra não ferir a certas susceptibilidades.
Cara jovem, te contei a história freudiana da horda, exatamente pra te explicar que poderíamos atribuir a selvageria de certos homens à uma herança que devemos de ter do tempo em que éramos movidos pelo instinto, assim como os animais. Animais??? Espera! Deleta tudo! Estou tentando imaginar um leão tentando amarrar um cachorro no rabo de um puma e fazer o puma correr pra ver o cachorro se destruir na pedras...
Ou ainda uma serpente estudando o Príncipe de Maquiavel, preocupada em elaborar um plano que a mantivesse perenemente no poder de seu pântano, tendo sapos e rãs como aspones.
Não menina. Não é a pulsão nem o instinto que explicam as agressões humanas! É a psicopatologia!
No caso que te referes, só posso atribuir à uma doença chamada perversão.
O perverso, escolhe entre seus objetos de desejo, aquilo que lhe é inferior ou dependente. Ele necessita de exercer o seu poder, subjugando sua vítima. Assim, o perverso tortura, agride, e muitas vezes mata! É assim que ele goza!
Nunca verás minha cara amiga, um panda perverso! nem um lobo! nem um verme!
Contudo, sinto te dizer, que tenho visto muito mais perversos (todos homo sapiens) do que pandas, lobos e vermes...
Espero ter ajudado, boa sorte à ti e teus colegas no trabalho, e felicidade!
à todos... fraterno abraço e bom final de semana!
André

Nenhum comentário:

Postar um comentário