segunda-feira, 14 de outubro de 2013

A Constituição do Sujeito... (Aplicações teóricas e clínicas) III

Também na relação analista/paciente, mantêm-se as imagos narcisistas. Tu és meu discípulo, portanto sou teu mestre.  Uma coisa leva à outra, circularmente. Nada irrita mais do que a intenção do outro de sair do jogo, pois tropeça no que sou. Se o paciente não admite sê-lo, desgosto narcisista do analista. Se o analista questiona uma certeza do paciente, desperta nele outra tensão agressiva.
O imaginário interage com a ordem do simbólico do tesouro do significante.
Lacan, com sua teoria do imaginário, produz uma reviravolta muito interessante no problema da agressividade humana. Propõe que todo questionamento de nossas fascinações especulares causa uma visão paranoica do mundo. Basta dizer a alguém que não tem razão, que não é a quem acredita ser, mostrar-lhe um ponto onde se limita a asseveração de si, para que surja a agressividade. Lacan considera a pulsão de morte como expressão do narcisismo. Posteriormente, fa-la-á interagir, também, com o registro do simbólico. Ao abandonar a biologia, como fator explicativo para a agressividade, resta apenas o efeito da estrutura narcisista, tornando tudo mais simples e lógico. Por outro lado, para que a fratura seja possível, deve-se admitir que, antes da identificação com a gestalt antecipada, o indivíduo devia ter uma imago ou representação deslocada.
As imagens fantasmáticas demonstradas do processo agressivo, segundo Lacan, são imagens originárias. Fazem parte de uma herança mítica, simbólica, que o homem recebe de seus antepassados de maneira ineludível. Se uma pessoa sentir como agressiva a afirmativa: " creio que isto te será muito difícil" é, diria Lacan, porque esta afirmativa está questionando a imago onipotente , poderosa, íntegra, com a qual se identificara no estágio do espelho. Mas, simultaneamente, se o questionamento se tornar possível, é porque, em alguma parte de sua mente, o indivíduo percebe a possibilidade de ser fragmentado, criticado ou desintegrado. Esta representação a priori faz parte do acervo que herdou, somente pelo fato de existir como ser humano.

Fraterno abraço
André
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário