quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A Técnica Psicanalítica. A Transferência I

Então... sigamos...
De imediato, digo que o pensamento clínico e técnico que aqui abordo, encontram-se na obra de Lacan em vários de seus escritos. Especificamente para essa série de publicações, cito os seguintes: "Intervention sur le transfert"(1951), Le seminaire de Jacques Lacan e Les écrits techniques de Freud (1975), Function et champ de la parole du langage en psychoanalyse (1953) e L'instance de la lettre dans L'inconscient ou La raison depuis Freud ( 1957).
As considerações técnicas de Lacan são solidárias com a hierarquia que a linguagem técnica lhe dá ( tesouro do significante) em sua interação com o registro imaginário (identificação narcisista). 
Se a linguagem aliena o sujeito e o converte em significante dentro de uma estrutura, é a linguagem que deve desaliená-lo. Lacan questiona as correntes pós- freudianas que seguem a linha das relações de objeto, hierarquizando a importância do vínculo emocional do analista. Para ele, o esquecimento da função da palavra, entre outros fatores, levou ao estancamento da disciplina.
Quanto à teoria da transferência, afasta-se do critério clássico em vários pontos. Lacan considera que, se o analista interpretar adequadamente, mantendo o processo analítico dentro de comparações dialéticas adequadas, não só a análise não se interrompe, como não se instala a transferência. Em seu escrito de 1951, diz que a transferência do paciente é a resposta a um preconceito do analista. Se o analista surgir, de imediato, como aquele que sabe, fica instalada a transferência. Em princípio, é a estrutura intersubjetiva que dá lugar ao seu aparecimento.
Para Lacan, como estruturalista,  o que explica a transferência é a disposição e a organização do campo. É um ponto de vista alternativo àquele que sustenta a transferência, desdobrada como expressão do conflito do paciente, é que organiza o campo. Lacan acredita que Dora (O Caso Dora de Freud) vê Freud como seu pai (com todas as consequências que isto traz), porque Freud tinha um preconceito acerca de sua escolha de objeto: Como Dora era mulher, seu objeto de amor devia ser o Sr. K. Do ponto de vista sustentado por outros analistas, para a compreensão da transferência, pensa-se que Dora repetiria, inexoravelmente, o vínculo com seu pai e poderia ver Freud como se fosse aquele, independentemente  do que este interpretasse ou qual fosse a contra-transferência do analista.
Quero introduzir nesta síntese técnica, a ideia do Sujeito do Suposto Saber. Pareceria, como o nome diz, que o analista sabe tudo o que o paciente ignora.
Revelará seu saber na interpretação; o paciente procurará este conhecimento e, ao reconhecer esse papel no analista, também procurará seu amor. O analista pode, equivocadamente, assumir este papel e " encher" o paciente com seus conhecimentos, em lugar de deixá-lo revelar sua verdade pela palavra.
Se se colocar no lugar imaginário ou especular, oferecer-se-á ao paciente como aquele que conhece a verdade, mas como garantia de que se utiliza de um método, a palavra, com a qual a verdade será posta em evidência. O analista, como o pai do complexo de Édipo, pode crer e fazer seu paciente crer que é o falo, desconhecendo que haja uma Lei, um Outro, ao qual ambos, paciente e analista, devem se remeter.
Peço perdão ao não iniciados, se a linguagem está sendo muito técnica. Procuro simplificar ao máximo, mas realmente tenho que seguir este padrão.
Estarei contudo, sempre a disposição no meu perfil pessoal...
Amanhã seguimos...
Fraterno abraço
André

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário