quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Comentários de Publicações anteriores I.

Sobre as publicações anterior, todas elas voltadas para a Técnica Psicanalítica com base em Jacques Lacan, vou iniciar comentando o que publiquei com algumas ressalvas. Quero diferenciar, em primeiro lugar, meu nível de análise, a obra em si, a teoria, da política e do movimento. Pensei mais no texto de Lacan do que em suas qualidades ou defeitos como pessoa e nos avatares de sua vida. Com este recorte instrumental, analisarei suas ideias. Vou deixar de lado a discussão sobre o movimento psicanalítico, os homens e a política institucional.
Em um mundo em que se criticam ou se aceitam teorias, de acordo com questões secundárias e até da moda, a reflexão científica se impõe como uma tarefa afastada, tanto quanto possível, da luta pelo poder, da busca de posições dentro do movimento ou da aspiração de êxito social. Por vezes, a crítica equânime e racional parece uma utopia inalcançável. A estás dificuldades deve-se acrescentar uma, fundamental: a psicanálise não tem um sistema e avaliação empírico, convincente para todos, que permita asseverar a superioridade de uma teoria sobre outra. As demonstrações psicanalíticas podem surgir de uma combinação da experiência, reflexão crítica e aproveitamento da capacidade do ser humano em apreciar a verdade. A atitude emocional que buscamos procura integrar a aceitação amistosa do pensamento alheio com certa cautela, em relação às expectativas exageradas que cada teoria  possa causar.
O "fenômeno" Lacan converteu-se no centro da vida psicanalítica da França, há trinta ou quarenta anos. Dali se difundiu  para outros ambientes, como alguns países europeus e latino-americanos. Sua influência nos Estados Unidos e Inglaterra é quase nula,pelo menos até o momento. Suscitou partidários acérrimos e críticos recalcitrantes. Como toda teoria, serviu para estudar novos problemas e também, lamentavelmente, como bandeira política.
Depois da morte da Lacan, a luta por sua herança desencadeou batalhas violentas entre facções rivais. A escola lacaniana está, atualmente, bastante fragmentada. Contudo, ao meu juízo, é a mais sólida.  
Introduzidos os comentários, amanhã continuamos....
P.S.: Na publicação de hoje, a foto ilustrativa é minha... no consultório... aos atentos, podem reparar o divã freudiano, e quadros de Narciso e Freud... 
Fraterno Abraço
André       

Nenhum comentário:

Postar um comentário