sexta-feira, 20 de março de 2009

Folhas Caídas! Folhas Mortas!

Vinte de Março. Adeus verão. Chegou o outono.
Muitos estão deprimidos, pois o tecnicolor do verão dará lugar ao indefectível e pálido desfolhado do outono.
Na atividade clínica, nos deparamos com aquilo que os compêndios citam como depressão sazonal, que desencadeia-se exatamente nos meses de outono e inverno, inclusive com aumentos consideráveis de suicídios, elevando-se à níveis de epidemia nos países nórdicos.
As folhas caídas das árvores nuas, para muitos refletem a morte, e isso gera melancolia.
A grande maioria dos pássaros perdem suas penas.
Enfim,pra muita gente, é um momento triste.
Eu contudo, penso e sinto diferente. Gosto do outono.
Acho linda a paisagem das folhas caídas e das árvores nuas preludiando mudança e tornando efetivo o fim de um ciclo, sem falar no charme e na elegância com que as pessoas se vestem.
Tá certo que adoro os biquinis e mini saias veranistas, mas convenhamos que aquele pretinho básico nem tão comportado assim, é de fazer brilhar os olhos e de ativar perspectivas no sentido de quem sabe, descobrir o bronzeado escondido que ainda faz lembrar o verão.
O céu meio cinzento é um convite ao passeio sóbrio e calmo.
À propósito, os pássaros não somente perdem as penas, mas sim passam por um processo chamado "muda", e as penas velhas caem, porque as novas, mais bonitas e saudáveis estão surgindo.
Citando Belchior... " o novo sempre vem..." por mais que muitos de nós ainda desejem continuar e ser e viver como nossos pais.
Bem vindo seja Outono de meus dias atuais. Que caiam as folhas e penas mortas e doentes. Que a nudez dos caules indique que o processo de renascimento iniciou-se, e folhas e penas novas e saudáveis estão chegando.
Fraterno abraço
André

Um comentário:

  1. Cacete Doutor! Estou te sentindo triste! Posso te oferecer um colo?
    Catarina - Nóia

    ResponderExcluir