sexta-feira, 27 de março de 2009

Humor Gaúcho!

Sempre gostei de viajar. Me considero alguém do mundo. E como disse Gonzaguinha ... " é no mundo é que é meu lugar....!"
Contudo, o Rio Grande do Sul é o lugar do mundo que particularmente mais gosto. Minha terra.
Sei que tenho leitores dos mais variados Estados do Brasil, e por eles tenho o maior respeito e simpatia... mas hoje eu peço licença e vou falar do Rio Grande.
Pra começar, o Rio Grande do Sul se diferencia dos outros Estados em todos os aspectos, inclusive pelo idioma. O Idioma gaúcho é sui generis. Mescla do espanhol, italiano, português e outros idiomas europeus inseridos no contexto riograndense pela histórica colonização.
A miscigenação, formou o gaúcho atual de uma maneira que em qualquer lugar do planeta ele é reconhecido como diferente.
Claro que vou evitar fazer apologia provinciana, mas que o gauchismo é um estado de espírito ninguém pode negar...
Porto Alegre é a capital mais cultural do país.
De Porto Alegre, partem para os outros centros as grandes manifestações políticas e sociais de importância efetiva para o contexto global.
Foi da campanha gaúcha que nasceu o sonho republicano, e foi também dali que surgiram todos os manifestos pela liberdade nos mais variados momentos da história do Brasil.
E as mulheres??? Duvido que alguém discorde que no Rio Grande estão as mais belas mulheres do mundo.
Enfim... vou encerrar a semana com uma piadinha bem provinciana.... risos
Sabem qual é o Estado mais importante do Brasil???
- Não ... não é o Rio Grande... é Santa Catarina...
Sabem porque??? Santa Catarina é aquele pedacinho de terra que separa o Rio Grande da porcaria toda.... ( risos)

Fraterno abraço
André

Um comentário: