terça-feira, 14 de abril de 2009

De César à César!

Tibério, imperador de Roma, chamado de "o velhinho", talvez tenha sido uma dos mais terríveis tiranos da história humana.
Foi de Tibério César, a idéia de oferecer ao povo faminto, a diversão dos estádios onde gladiadores matavam gradiadores. Calígula, sucessor deste, utilizou-se dos mesmos estádios, utilizando como atrações leões que comiam cristãos, oponentes políticos ou mesmo amantes de qualquer gênero ou sexo os quais ele havia enjoado.
Calígula, enquanto César, pras elites que o apoiavam, ainda promovia orgias onde tudo valia. Inclusive assassinatos por pura diversão. E com requintes de crueldade, utilizando máquinas de tortura, esquartejamento, apaleamento, etc.
Um bom referencial pra conferir isso, é a obra de Flávio Josefo, historiador judeu romanizado, que sob as ordens de Roma escreveu "A Guerra dos Judeus", que aliás deveria ser livro obrigatório para algumas instituições.... ( melhor voltar ao curso anterior antes que pinte um processo de excomunhão....que medo!!!!)
Pois como se verifica, aqueles que estão no poder, em qualquer tempo ou lugar, sempre estimulam o circo ao povo. Os artistas circenses que me entendam, pois não é bem o Circo daqueles que estou falando.
Falo dos espetáculos que são fabricados para iludir o povo de que ele pode passar sem o pão.
Falo dos espetáculos onde aparecem octagenárias egocêntricas, com seus truques de culinária que tornariam dispendiosos e exagerados, mesmo para a corte da Maria Antonieta antes da Revolução Francesa.
E tem aqueles mercadores de falsas esperanças, que gozam com a desgraça alheia, e se mantém no poder pelos revezes da idiotização que produzem, e se divertem aos domingos, jogando dinheiro aos miseráveis que ainda aceitam topar tudo dinheiro.
E aqueles patéticos fantasiados de cowboys americanos??? Falo fantasiados, porque mesmo pra pobre cultura que acabou com a rica cultura sioux, cheyenne e apache, os nossos cowboys superam em péssimo gosto.
Diante do espetáculos atuais, acho que os tiranos da atualidade fazem os césares parecerem aprendizes de perversos. Os leões, meros bichinhos de pelúcia, e os temíveis gladiadores, inofensivos soldadinhos de chumbo.
Mas... enfim... daí a césar o que é de césar.



Fraterno abraço à todos!
André

Nenhum comentário:

Postar um comentário