quinta-feira, 16 de abril de 2009

Tudo nas Nossas Mãos!

Leio as manchetes:
" Mulher mata marido, vai à igreja e ao banco, resolve algumas coisas, vai a casa da irmã, e a mata juntamente com a sobrinha de 6 anos."
E mais....
" Mãe mata filho com um tiro no pescoço depois de ser agredida a faca pelo próprio, sendo que este era viciado em crak e provavelmente estava desesperado pela droga."
Seguindo....
" Provável falência da ULBRA, deixa milhares de professores, funcionários, pacientes dos hospitais da rede e alunos sem atividade. Apura-se gestão fraudulenta e corrupta do reitor!"
O que eu devo escrever hoje????
Vou contar uma historinha.
Duas moças, daquelas que acreditam saber, subiram a montanha e foram testar a sabedoria e a capacidade de entendimento filosófico de um mestre.
Várias vezes fizeram isso, e sempre saiam da montanha certas de que o mestre era realmente alguém de profundo saber e intuição.
Mas... não ficaram satisfeitas. Queriam porque queriam que o tal filósofo errasse ( isso é próprio dos sem noção) pelo menos em um questionamento formulado e assim começaram a pensar(??) num jeito de induzir o mestre recluso ao erro.
Uma delas tem a idéia. E combina com a amiga:
"- Vamos fazer o seguinte: Subiremos a montanha, e eu vou levar uma borboleta viva que vou manter entre minhas mãos. Quando chegarmos, direi ao mestre, que entre minhas mãos tem uma borboleta, e perguntarei se ela está viva ou morta. Desta vez, ele erra com certeza, pois se ele disser que a borboleta está morta, eu abro as mãos e a deixo voar. E se ele disser que está viva, aperto as mãos e mato a borboleta. Assim ele vai errar com certeza, e como levaremos a imprensa todos saberão que o mestre é um charlatão e nós vamos nos divertir muito com o escândalo. "
Jornais e TV acionados, verdadeira comitiva sobe a montanha seguindo as duas mocinhas que queriam diversão.
De chegada, a autora da idéia já sai chutando com tudo o sóbrio pensador:
" Tu que à tudo opinas, e a quem todos recorrem nos seus idílios por acreditarem na tua sabedoria, diga-me: A borboleta que está entre minhas mãos está viva ou morta??"
O mestre, homem de livres pensamentos e de alma serena, olha no fundo dos olhos da moça, e depois de alguns minutos responde:
"Minha filha porque me perguntas??? Nós dois sabemos que essa resposta está nas tuas mãos!"
É verdade...
Tudo está nas nossas mãos...
Fraterno abraço
André

Nenhum comentário:

Postar um comentário