quarta-feira, 1 de abril de 2009

A Multidisciplinaridade no Combate à Dor!

Antes de começar, devo dizer que apesar de livre pensador, progressista, etc, vou resistir o máximo possível à tal reforma ortográfica. Um dia quem sabe explico as minhas razões.
Bem... por circunstâncias de minha atividade clínica, resolvi há meses atrás, que faria algumas leituras no campo do espiritismo.
Lá no início da carreira, estudei Kardec superficialmente, e acho que um psicanalista deve falar todas as línguas, uma vez que se propõe à ouvir todas as línguas.
Então fui ler um título de uma escritora chamada Zybia Gasparetto. Ninguém é de Ninguém o título do livro.
Não vou comentar talento literário ou pragmatismo de entendimentos etc... Mas vou comentar, que neste livro, aparecia um terapeuta trabalhando contra o sofrimento humano em parceria com médiuns. Achei legal isso.
Meus pacientes e meus amigos, sabem que defendo com unhas e dentes a multidisciplinaridade no combate a dor.
Acho que o mundo seria melhor se psiquiátras, cardiologistas, psicanalistas, psicólogos, dentistas, e todos os profissionais da área, abrissem mão de seus preconceitos e não se sentissem o gás da Coca-Cola, e tratassem daquilo que realmente importa - o sofrimento de seus pacientes.
Aliás... eu não abriria mão de nenhum médium, pai-de-santo ou mesmo ufólogo que pudesse me ajudar a recuperar um paciente consumido pelo crak.
À propósito: Abri, abro e sempre abrirei mão daqueles que se acham o gás da Coca - Cola, e com o pretexto de serem únicos ( nunca vi o curso de formação em ser deus na faculdade!), tornam-se cronicistas dependentes de laboratórios e que fazem por conseguinte, seus pacientes serem dependentes de suas receitas controladas e viciados nas "tinas" e nos "zepans" que o FDA americano condena, mas que os ministérios da saúde de países subdesenvolvidos distribuem à torno e a direito.
Fraterno abraço!
André

Nenhum comentário:

Postar um comentário